Silvana Diaz decidiu se formalizar como MEI após ficar desempregada. Artesanato virou fonte de rendaArquivo Pessoal
Por Marina Cardoso
Publicado 16/02/2020 00:00 | Atualizado 16/02/2020 13:06

Uma alternativa para alto número de pessoas desempregadas no país tem sido a abertura de microempresa. De acordo com dados do Portal do Empreendedor, no começo de fevereiro, o número ultrapassou 9,6 milhões de trabalhadores autônomos, cadastrados como microempreendedores (MEI). Nesse universo, estão a artesã Silvana Diaz, 47 anos, e Bruna Magalhães Araújo, 25, que decidiram apostar em novo caminho para trilhar profissionalmente.

Para Silvana, virar microempreendedora se tornou uma possibilidade depois que ficou doente e ficou desempregada. "Estava sem ocupação e pensei, por que não ganhar dinheiro com o que gostava de fazer? O artesanato surgiu como oportunidade de trabalho e de renda. Fiz curso, me aperfeiçoei", conta.

Ela, que trabalha há 7 anos com artesanato, decidiu se profissionalizar ao abrir uma microempresa. "O processo para virar MEI não foi difícil. Fui em um posto do Sebrae, que me ajudou para resolver todo o processo", afirma.

Além de produzir peças de artesanato da empresa Ateliê Quintal di Aninha, Silvana dá aulas a quem tem vontade de aprender as técnicas.

Bruna, que é MEI há três anos, nunca teve carteira assinada, por isso decidiu abrir um negócio como microempreendedora. "Antes de virar microempreendedora, eu não sabia o que significava. Foi quando surgiu uma oportunidade de trabalho que decidi me formalizar e trabalhar desta forma", diz.

Além do trabalho de serviço administrativo, Bruna atua como designer gráfico e fotógrafa. "No MEI, podemos colocar uma categoria principal e várias outras", conta. 

 

Como fazer para se tornar microempreendedora
Publicidade
Crescimento de mulheres como MEIs
Segundo Guilherme Soares, vice-presidente da Contabilizei, o número de mulheres microempreendedoras cresceu no país e é quase metade, conforme do Sebrae feitos em 2018 e 2019. "Elas representam hoje 48%, atuando principalmente em atividades de beleza, moda e alimentação", afirma.
Publicidade
Para ser MEI, ele indica conhecer os tipos de enquadramento que o seu negócio pode ter. "O primeiro passo para iniciar nesta jornada é definir suas atividades, montar seu plano de negócio e projetar seu faturamento. O MEI pode se enquadrar em uma ou mais atividades no único CNPJ e ter somente um empregado. Além o faturamento não pode ultrapassar R$ 81 mil reais ao ano", explica Soares.

Você pode gostar

Comentários

Publicidade

Últimas notícias