Vívian Ramos, da marca Zâmbia, precisou mudar radicalmente o reposicionamento do negócioFotos de Arquivo pessoal
Por Marina Cardoso
Publicado 08/06/2020 16:46
Rio - A pandemia do coronavírus provocou diversas mudanças nas empresas, mas uma das mais afetadas foram as micro e pequenas empresas. Desde março, os empreendedores têm precisado se reinventar para se adaptar à nova normalidade imposta pelo isolamento social. A internet se tornou a principal vitrine para as empresas. Uma pesquisa do Sebrae constatou que 28% das microempresas fluminenses resolveram apostar no digital.
"As pessoas estão trafegando mais nos sites e redes sociais. Está mais acessível para o empreendedor fazer seu negócio crescer", explica Bruno Bonfante, especialistas em negócios online.
Publicidade
Mas para o empreendedor migrar para a internet, Bonfante dá dicas. "O primeiro passo é conhecer quem são os seus clientes e ter um cadastro deles, mesmo que seja uma lista pequena. É provável que todos esses contatos, pelo menos, acessem e-mail. Como sugestão, pode ser uma mensagem de incentivo para o período de pandemia, o oferecimento de um serviço que mostre como ele pode superar este momento".
Outra dica é a presença ativa nas redes sociais."Um perfil parado é o mesmo que ter uma loja fechada. Olhar pelo menos três vezes ao dia a página e promoção é uma estratégia importante", analisa Bonfante.
Publicidade
Além das redes, há a possibilidade da criação de aplicativos e o marketplace - plataformas de grandes empresas que fornecem suas páginas para negócios menores alcançarem um público maior.
Monique adpatou as vendas e vai criar um aplicativo do buffetArquivo pessoal
Publicidade
 
 

 

Publicidade
Criação de conteúdos e até feiras virtuais
Dicas com os produtos
Publicidade
Segundo pesquisa realizada pela Square, 75% dos clientes dizem que as fotos dos produtos são muito influentes para a tomada de decisão para a compra. Por isso, a B2W indica fotos com boa qualidade, uma boa iluminação na hora de tirar a foto e explorar ângulos, para o cliente ver o produto de todos os lados.
O projeto Salve os Pequenos foi criado para conectar pequenos negócios a clientes em potencial. No Rio, mais de 1 mil foram cadastradas. "Esse período é de adaptação. Por isso, é importante apoiá-los para atravessar esta crise da forma mais saudável possível", afirma Bruno Dilda, diretor de negócios da Azulis.