Fintechs a serviço das empresas no combate à crise

Saiba como funcionam as plataformas que oferecem serviços de gestão financeira

Por MH

Goldwasser Neto é economista e CEO do Accountfy.
Goldwasser Neto é economista e CEO do Accountfy. -
Diante dos desafios econômicos impostos pelo novo coronavírus, algumas soluções ofertadas por fintechs —combinação de duas palavras em inglês: financial (financeiro) e technology (tecnologia) — têm sido destacadas como aliadas de empresas que procuram alternativas para atravessar esse período turbulento com mais segurança e amenizar os prejuízos.
Esse é o caso do Accountfy, startup que desenvolveu uma plataforma que automatiza a gestão de reportes e planejamento financeiros. “Ajudamos empresas na apuração correta da performance financeira. Assim é possível saber de forma rápida onde podem ser feitos os ajustes. Pois ao apurar o resultado e analisá-lo com precisão você saberá quais são as alavancas que podem ser mexidas, o que ajuda a tomar uma decisão melhor. Também é possível fazer projeções eficazes para medir os cenários em curto e médio prazo e assim melhorar o resultado da empresa”, explica Goldwasser Neto, economista e CEO do Accountfy.

Em um contexto de instabilidade, soluções como esta são ainda mais necessárias por garantir eficiência e segurança na gestão de riscos e controle de gastos. Confira algumas das funções do Accountfy que otimizam o trabalho de contadores e gestores:

Automação de demonstrações

Diminuir o tempo gasto com o preenchimento de planilhas para ter mais dedicação às atividades de análise e estratégia, esse é o principal benefício da automação de demonstrações financeiras.

A geração dessas informações, antes manual através de planilhas e agora feita automaticamente pela plataforma e com forte metodologia já embarcada no processo, torna a rotina da equipe de controladoria mais eficiente. Assim os profissionais podem investigar os desvios, alertar os gestores e diminuir o risco de falha humana nos fechamentos mensais.

Modelagem financeira

Com as demonstrações geradas mais rapidamente é o momento de levantar o panorama geral da empresa e definir os gastos essenciais e o que pode ser eliminado além de estimar a previsibilidade das receitas. Esse tipo de decisão se torna mais eficiente quando planejada com antecedência, e isso é possível com a modelagem financeira.

Para se preparar melhor para as possíveis mudanças e calcular os impactos de uma decisão são criadas as estruturas de análise de acordo com os mais variados cenários e conjuntos de premissas. Assim são programados os melhores momentos para a alocação de capital, implementação de projetos de crescimento ou para buscar consultoria.

“A partir da projeção de receitas, custos, despesas, os gestores podem entender melhor o que vem pela frente. Quando você modela isso tudo, comprimindo as informações em cenários diferentes, prevendo o que pode acontecer, você consegue ver o impacto no caixa e assim se proteger melhor e ter um suporte na hora que decisões precisam ser tomadas” indica Neto.

Na crise causada pelo coronavírus, as empresas devem se preparar com ainda mais cautela, visualizando diversas situações em curto e médio prazos, desde as mais positivas as mais negativas. Garantindo tempo hábil para escolha de caminhos, como o corte de despesas e a otimização dos custos do negócio.

O ideal é que o as definições para a simulação de cenários e o acompanhamento das revisões seja feito pelo maior número de colaboradores possível, engajando toda a equipe às metas. Em um cenário de crise é imprescindível que todos entendam quais as ações para a evolução dos processos e como elas devem ser implementadas.

Informações em tempo real

Por ser um produto digital, o Accountfy facilita o acesso remoto às informações financeiras. Pois além dos dados estarem alocados na nuvem, com acesso por meio de qualquer dispositivo conectado à rede mundial de computadores, eles estão agrupados em uma única plataforma.

Para uma empresa que se adaptou ao modelo de home office é possível a atuação à distância das áreas de contabilidade, controladoria e finanças através do software. Na plataforma, os colaboradores dessas áreas podem interagir, estimulando o alinhamento e o crescimento corporativo interno entre as equipes.

Também otimiza o controle da saúde financeira do negócio pelos gestores, já que todos os dados contábeis e gerenciais adicionados ou alterados pelas equipes são atualizados em tempo real, de forma colaborativa. Assim o diretor financeiro pode criar uma série de pedidos de revisões, solicitando esclarecimentos que ficam registrados no software para consultas futuras, funcionando como um canal de comunicação interno sobre os números da contabilidade.