Por CÁSSIO BRUNO
Publicado 07/10/2018 03:00

Rio - Ao todo, 147.306.275 brasileiros, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), estão aptos para comparecerem às urnas hoje em 5.570 municípios do país e em 171 cidades do exterior. Em jogo, a escolha do futuro presidente do Brasil. Foram 45 dias de campanha eleitoral que deixaram as ruas e as redes sociais em estado de ebulição. Destaque para a decisão da Justiça Eleitoral que barrou a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), preso na Operação Lava Jato e até então o líder das pesquisas de intenção de votos. Outro fato que chamou a atenção foi o atentado sofrido pelo deputado federal Jair Bolsonaro (PSL), um dos 13 candidatos ao Palácio do Planalto. Ele foi esfaqueado durante uma caminhada.

Com a saída de Lula, Bolsonaro assumiu a ponta no Ibope e no Datafolha e é o favorito para chegar ao segundo turno. A briga é para saber quem disputará com o capitão reformado do Exército. Fernando Haddad (PT), ex-ministro da Educação, ex-prefeito de São Paulo e substituto de Lula, tem vantagem sobre os outros concorrentes, como Geraldo Alckmin (PSDB) e Marina Silva (REDE). O petista aparece em segundo lugar nas pesquisas.

O próximo presidente eleito terá desafios em quatro anos. Entre eles estão as restrições impostas pelo teto de gastos públicos, o reajuste do salário mínimo, o aumento da produtividade e a geração de empregos. Há ainda a segurança. O Brasil registrou 62,5 mil homicídios em 2016, um recorde segundo o Atlas da Violência 2018, do Instituto de Pesquisas Econômica Aplicada (Ipea), em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

FERNANDO HADDAD (PT)
Fernando Haddad presidenteFOTOS Divulgação
Publicidade
CIRO GOMES (PDT)
Ciro Gomes afirmou também que vai pensar 100 vezes antes de aceitar ser candidato na eleição presidencial de 2022AFP photo/ Nelson Almeida
JOSÉ M. EYMAEL (DEMOCRACIA CRISTÃ)
EymaelDivulgação
Publicidade
JOÃO GOULART FILHO (PPL)
João Goulart FilhoDivulgação
GUILHERME BOULOS (PSOL)
Apoio do PT a Guilherme Boulos (PSOL) busca derrotar o "projeto neoliberal"João Miguel Júnior / TV Globo
Publicidade
CABO DACIOLO (PATRIOTA)
Cabo DacioloReprodução
HENRIQUE MEIRELLES (MDB)
2018-10-02 - AGÊNCIA DE NOTÍCIAS/PARCEIRO - O candidato à Presidência da República, Henrique Meirelles (MDB), faz caminhada em Madureira, na Zona Norte do Rio, nesta terça-feira (02). Foto: Paulo Carneiro/Parceiro/Agência O DiaPaulo Carneiro/Parceiro/Agência O Dia
Publicidade
ÁLVARO DIAS (PODEMOS)
Candidato Alvaro DiasAFP PHOTO / EVARISTO SA
JOÃO AMOÊDO (PARTIDO NOVO)
Trindade e Amoêdo na praia Novo/ Divulgação
Publicidade
JAIR BOLSONARO (PSL)
Jair Bolsonaro presidenteDivulgação
GERALDO ALCKMIN (PSDB)
Ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB)NELSON ALMEIDA / AFP
Publicidade
VERA LÚCIA (PSTU)
Vera Lúcia, presidenteDivulgação
MARINA SILVA (REDE)
Marina SilvaDivulgação/Facebook
Publicidade
Formou-se em História. Tem 60 anos. Foi vereadora em Rio Branco. Elegeu-se deputada federal e senadora. Foi ministra do Meio Ambiente do governo Lula. É a terceira vez que concorre. Tem apoio do PV, partido do vice Eduardo Jorge. Registrou R$ 118 mil em bens.

Você pode gostar

Comentários

Publicidade

Últimas notícias