Publicado 28/08/2022 22:07 | Atualizado 28/08/2022 22:08
O presidente Jair Bolsonaro (PL) questionou o candidato do PT, Luis Inácio Lula da Silva, sobre os casos de corrupção na Petrobras investigados pela Lava Jato. A acusação foi feita durante do debate promovido pela TV Bandeirantes neste domingo (28)
Bolsonaro acusou Lula de receber propina de seu ex-ministro Antônio Palocci e chamou os governos petistas de "captocracia", ao citar os casos investigados pela Polícia Federal.
"Que o senhor recebia pacotes dele mesmo, R$ 50 mil de propina. O seu governo foi marcado pela captocracia, ou seja, um governo feito a base de roubo. E essa roubalheira era para conseguir apoio dentro do parlamento", declarou.
Lula rebateu e afirmou ter criado leis anticorrupção e ressaltou não ter interferido em investigações da PF, em indireta ao atual presidente pelas trocas feitas na corporação. O petista ressaltou os programas criados em seu governo (entre 2003 e 2010) e classificou as falas de Bolsonaro como "indespertíveis".
"Eu acho que isso é importante porque as pessoas precisam saber de que não vale a pena mentir na televisão. É importante deixar claro que nós fizemos o portal da transparência, a lei de acesso a informação, a lei anticorrupção, a lei contra lavagem de dinheiro", afirmou"
"O presidente precisava saber que o meu governo é marcado pela maior política de inclusão social, pela maior geração de emprego, pelo maior aumento de salário mínimo, pelo maior investimento na agricultura familiar, pelo maior investimento na criação da lei geral da pequena empresa, pela criação do simples, ou seja, o nosso governo, além disso, foi o governo que mais fez investimento na educação", concluiu o petista.
Esse é o primeiro encontro entre os candidatos à presidência da República nas Eleições deste ano. Lula e Bolsonaro lideram as pesquisas de opinião, seguidos por Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB). Felipe D'Avila (Novo) e Sorarya Thronicke (União Brasil) também participam do debate.
Leia mais