Em todo o estado, cerca de 450 pontos sofreram mudança em relação às eleições de 2022Arquivo/ Agência O Dia
Publicado 25/08/2024 06:00 | Atualizado 25/08/2024 09:16
Rio - Cerca de 1 milhão de eleitoras e eleitores no Estado do Rio de Janeiro estão em novos locais de votação nas eleições municipais com primeiro turno no dia 6 de outubro deste ano. As alterações atingem aproximadamente 8% do total do eleitorado fluminense.

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) orienta a consulta antecipada do local de votação pelo site do Tribunal ou pelo aplicativo e-Título para evitar transtornos no dia da eleição. 
Publicidade
Também é possível realizar a consulta pelo telefone Disque TRE-RJ por meio do número (21) 3436-9000, que funciona de segunda à sexta-feira, das 11h às 19h.

Na página para consulta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) www.tse.jus.br/servicos-eleitorais/titulo-e-local-de-votacao/titulo-e-local-de-votacao, o eleitor encontrará os campos que deverá preencher. Se preferir, inicie a navegação pelo site do TSE www.tse.jus.br. Na capa do site do Tribunal, o acesso se encontra no box de serviços, ao lado direito superior da tela, na opção 'Título de eleitor'.
Capa do site do Tribunal Superior Eleitoral - Reprodução
Capa do site do Tribunal Superior EleitoralReprodução
Confira na imagem como é a página para a consulta. 
Consulta de endereço pode ser feita com o preenchimento de três camposReprodução
É preciso preencher no primeiro campo um dado pessoal de identificação que pode ser tanto o nome completo, quanto o número de CPF ou o número do título eleitoral. 
No campo seguinte, o eleitor deve digitar ou selecionar a data do ano de nascimento. Ao clicar nesse campo, atente-se que o ano que aparece inicialmente é o de 2024, então o eleitor deve alterar para o ano de seu nascimento.
Por fim, no último campo, digita-se o nome da mãe, ou seleciona-se o campo não consta, ao lado direito, em caso de não contar com o nome da mãe no registro dos documentos.
Após preencher os campos, basta clicar no botão 'consultar', em amareloReprodução
 
Após preencher os campos, basta clicar no botão 'consultar', em amarelo.
Ao realizar a consulta, o eleitor receberá a informação se está com a biometria coletada, além do endereço, zona e seção do voto.
Consulta pelo e-Título
Na consulta pelo e-Título, a ferramenta identifica automaticamente a localidade, bastando clicar em 'onde votar'. A aplicação pode ser baixada gratuitamente para smartphone ou tablet, nas plataformas iOS ou Android.

Em todo o estado, são cerca de 450 localidades que sofreram alguma mudança, em relação ao pleito de 2022. Esse quantitativo corresponde a 9% do total de 5 mil locais de votação distribuídos entre os 92 municípios fluminenses.
Leia mais