Thomas BachDenis Balibouse / AFP
Publicado 23/03/2023 20:57
Publicidade
O presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI) esclareceu o posicionamento da entidade sobre não proibir a participação de atletas russos e bielorrussos nos Jogos Olímpicos de Paris em 2024. O mandatário ressaltou que o movimento olímpico é contra o "isolamento total de pessoas com um passaporte específico".
"A Ucrânia quer o isolamento total de todos os russos. Estamos em um dilema. Sentimos, sofremos e compreendemos o povo e os atletas ucranianos. Por outro lado, como organização global, temos uma responsabilidade em relação aos direitos humanos e à Carta Olímpica", disse Thomas Bach. 
Entretanto, o presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI) deixou em aberta a possibilidade de proibir a participação dos atletas russos que apoiaram a invasão na Ucrânia. Thomas Bach revelou que, nos próximos dias, o Conselho Executivo do COI se reunirá para definir novas diretrizes. 
"Os direitos humanos e a Carta Olímpica não permitem um isolamento total de pessoas com um passaporte específico. Mas os nossos princípios dizem clara e distintamente que qualquer apoio ativo à guerra é proibido", afirmou o mandatário do COI. 
 
Publicidade
Leia mais