Publicado 24/03/2023 14:54
A troca no comando técnico do Bayern de Munique agora é oficial. Nesta sexta-feira, 24, o clube alemão anunciou a dispensa de Julian Nagelsmann e a contratação de Thomas Tuchel. O contrato do novo treinador é válido até 30 de junho de 2025.
Os assistentes técnicos Dino Toppmöller, Benjamin Glück e Xaver Zembrod também deixaram a equipe. O Bayern explicou que decisão de encerrar o trabalho de Nagelsmann foi tomada pelo CEO Oliver Kahn e pelo membro do conselho de esportes Hasan Salihamidzic em consulta com o presidente do clube, Herbert Hainer.
"Quando contratamos Julian Nagelsmann para o FC Bayern no verão de 2021, estávamos convencidos de que trabalharíamos com ele a longo prazo - e esse era o objetivo de todos nós até o fim. Julian compartilha nossa aspiração de jogar um futebol atraente e de sucesso. Mas agora chegamos à conclusão de que a qualidade do nosso elenco - apesar do título da Bundesliga no ano passado - tem se destacado cada vez menos", disse Oliver Kahn, ao site oficial do clube.
"Depois da Copa do Mundo, jogamos com menos sucesso e menos atrativos. As grandes flutuações de desempenho colocaram em dúvida nossos objetivos para esta temporada, mas também nossos objetivos para o futuro. É por isso que agimos agora. Pessoalmente e em nome do FC Bayern, gostaria de agradecer a Julian e sua equipe técnica e desejar a todos boa sorte no futuro", completou.
Julian Nagelsmann foi oficializado como técnico do Bayern de Munique em abril de 2021. De lá para cá, comandou o time nas conquistas da Bundesliga 2021/22 e de duas Supercopas da Alemanha.
"Esta foi a decisão mais difícil do meu tempo como membro do conselho de esportes do Bayern de Munique. Tive um relacionamento aberto, de confiança e amigável com Julian desde o primeiro dia. Lamento a separação dos caminhos com Julian. Mas depois de uma análise criteriosa ao desenvolvimento desportivo da nossa equipe, sobretudo desde janeiro e com a experiência da segunda metade da época anterior, decidimos agora dispensá-lo. Sou muito grato a Julian pelo que ele fez pelo FC Bayern e desejo a ele tudo de bom", afirmou Hasan Salihamidzic.
DEMISSÃO SURPREENDEU
A demissão de Julian Nagelsmann surpreende principalmente pelos acontecimentos após a derrota para o Bayer Leverkusen, no último domingo, por 2 a 1. Em entrevista pós-jogo, o agora ex-treinador do Bayern afirmou que o time teve uma postura preguiçosa em campo. As palavras, inclusive, foram endossadas pelo diretor de futebol do clube, Hasan Salihamidzic, o que teria indicado apoio da diretoria ao técnico.
Ao todo, Nagelsmann deixa o Bayern de Munique com 81 partidas disputadas e 57 vitórias, um aproveitamento de, aproximadamente, 70%.
TUCHEL
O último trabalho de Thomas Tuchel foi à frente do Chelsea. Com ele, os Blues conquistaram a Liga dos Campeões 2020/21, seguida da Supercopa da Europa e do Mundial de Clubes. O bom desempenho rendeu a Tuchel o prêmio Melhor Treinador do Mundo em 2021.
O alemão, contudo, deixou o clube inglês em setembro de 2021, meses após a chegada de Todd Boehly - empresário norte-americano, que junto com seu consórcio de investidores, comprou os Blues.
Além do Chelsea, Thomas Tuchel também treinou o Mainz 05, o Borussia Dortmund e o PSG - ele, vale destacar, teve destaque em todos esses times. Seu primeiro treino já à frente do Bayern de Munique será nesta segunda-feira.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.