Nino e Rodrigo Caio foram campeões olímpicos Marcelo Gonçalves/Fluminense FC e Marcelo Cortes/Flamengo
Publicado 30/03/2023 07:00
Publicidade
Rio - A final do Campeonato Carioca de 2023 marcará um novo embate entre os principais zagueiros da dupla Flamengo e Fluminense. Defensores consolidados e campeões olímpicos, Rodrigo Caio e Nino vão travar uma nova batalha de xerifes, no próximo sábado (1), às 20h30 (de Brasília), no Maracanã. A partida de volta será no dia 9, às 18h, no mesmo palco. 
Pelo quarto ano consecutivo, Flamengo e Fluminense decidem o Campeonato Carioca. Em 2020 e 2021, o Rubro-Negro conquistou o título. Já no ano passado, o Tricolor levou a melhor e se sagrou campeão. Porém, na última decisão os zagueiros Rodrigo Caio e Nino não se enfrentaram, já que o camisa 3 do Fla ficou de fora da final por lesão. 
Em finais do Campeonato Carioca, Rodrigo Caio e Nino já se enfrentaram três vezes - com ambos em campo. Vantagem para o xerife do Flamengo, que nunca foi derrotado pelo rival. Em 2020, o zagueiro tricolor ficou de fora do jogo de ida, mas na volta esteve em campo e foi derrotado por 1 a 0. Em 2021, o Fla-Flu terminou empatado no primeiro duelo, mas no segundo deu Fla por 3 a 1.
No ano passado, o Flamengo teve dificuldades para se adaptar o jogo do técnico português Paulo Sousa e se viu perdido defensivamente com a ausência do lesionado Rodrigo Caio. Por outro lado, o Fluminense era mais sólido na defesa. O Tricolor venceu o jogo de ida por 2 a 0 e garantiu o título com o empate por 1 a 1 na volta. 
Duelo de campeões olímpicos
Rodrigo Caio e Nino também pertencem quase a mesma geração do futebol brasileiro. O camisa 3 do Flamengo foi campeão olímpico nos Jogos do Rio de Janeiro, em 2016, no Maracanã. O zagueiro integrou a geração com nomes como Neymar, Gabriel Jesus, Marquinhos, além dos seus atuais companheiros Gabigol e Thiago Maia.  
Já o camisa 33 do Fluminense integrou a seleção olímpica que conquistou a medalha de ouro nos Jogos de Tóquio, em 2021. Nino, que é quatro anos mais novo do que Rodrigo Caio, pertence a geração de nomes consolidados na Europa como Bruno Guimarães, Richarlison, Antony, Martinelli, entre outros. 
 
 
Rodrigo Caio pode atingir marca histórica
No Flamengo desde 2019, Rodrigo Caio é um dos grandes nomes de uma geração marcante na história do clube. A conquista do Carioca de 2023 pode aumentar mais ainda o seu legado. O zagueiro pode alcançar o 12º título e ficar atrás somente dos ex-jogadores Zico e Júnior como os mais vitoriosos com a camisa rubro-negra. 
Título pode consolidar Nino como capitão 
Capitão do Fluminense desde a saída de Fred, Nino pode conquistar o seu primeiro grande título utilizando a faixa no braço. O defensor, de 25 anos, levantou recentemente o troféu da Taça Guanabara, mas a conquista do Campeonato Carioca tem um valor maior. Um dos líderes do elenco tricolor, o zagueiro pode se firmar de vez como o grande líder. 
Publicidade
Leia mais