Fernando Diniz e Vítor Pereira buscam pelo título do Campeonato CariocaFotos: Mailson Santana/Fluminense e AFP
Publicado 01/04/2023 06:00
Publicidade
Rio - A decisão do Campeonato Carioca de 2023, que terá seu primeiro duelo neste sábado (1), às 20h30, no Maracanã, marca o encontro de Vítor Pereira e Fernando Diniz. Os treinadores de Flamengo e Fluminense vivem momentos completamente diferentes, mas terão o mesmo objetivo esta noite: largar em vantagem para conquistar o título do Estadual.
Vítor Pereira durante treino do Flamengo - Foto: Marcelo Cortes / Flamengo
Vítor Pereira durante treino do FlamengoFoto: Marcelo Cortes / Flamengo
Vítor Pereira chegou ao Brasil na temporada passada, mas ainda não venceu nenhum título. Pelo Corinthians, disputou o Campeonato Paulista (caiu na semifinal), a Copa Libertadores (caiu nas quartas), o Brasileirão (ficou em quarto) e a Copa do Brasil (foi vice).
Para esta temporada, o português acertou com o Flamengo e já teve quatro chances de ser campeão, mas novamente não teve sucesso. O Rubro-Negro ficou com o vice da Supercopa do Brasil, acabou em terceiro no Mundial de Clubes, perdeu a Recopa Sul-Americana e terminou a Taça Guanabara no terceiro lugar.
O desempenho irregular do time e as quatro frustrações fizeram aumentar a pressão da torcida sobre Vítor Pereira. No entanto, apesar disso, o vice-presidente de futebol do clube, Marcos Braz, já saiu publicamente em defesa do treinador.
"Nós contratamos o Vítor Pereira para ser o treinador da temporada. Nós esperamos que ele complete a temporada de uma forma ainda melhor do que se iniciou", afirmou Braz, em recente entrevista ao "ge".
Fernando Diniz é o técnico do FluminenseFoto: Marcelo Gonçalves / Fluminense
Já Fernando Diniz, que iniciou a carreira como treinador em 2009, ainda não venceu um título de expressão. Antes de ir para o Flu, ele havia conquistado apenas três competições de divisões inferiores do futebol de São Paulo: duas (Série A3 e Copa Paulista), com o Votoraty em 2009; e uma (Copa Paulista) com o Paulista em 2010.
Na primeira passagem pelo Tricolor das Laranjeiras, entre janeiro e setembro de 2019, Diniz implementou seu modelo de jogo rápido e entrosado, o que levou o time até as quartas de final da Copa do Brasil e da Sul-Americana. Contudo, a irregularidade e a defesa, que era a segunda pior do Campeonato Brasileiro naquele momento, pesaram, e o treinador deixou o cargo.
Desde que voltou ao clube, em abril em 2022, Fernando Diniz vive seus melhores momentos como treinador. No ano passado, ele teve seu melhor aproveitamento em Campeonatos Brasileiros, com 64,7%, além do terceiro lugar, com 70 pontos. Além disso, chegou à semifinal da Copa do Brasil.
Com ares otimistas, Fernando Diniz constrói uma boa campanha com o Fluminense em 2023. Ao vencer a Taça Guanabara de 2023 com o Tricolor, justamente sobre o Flamengo, o técnico subiu um nível em seus troféus conquistados na carreira. Em mais um clássico Fla-Flu, agora na final do Carioca, o técnico terá a chance de subir mais um degrau em busca de títulos relevantes.
O QUE MOSTRA O HISTÓRICO ENTRE OS DOIS
Fernando Diniz e Vítor Pereira se encaram em mais uma decisão de Fla-FluFotos: Marcelo Gonçalves/Fluminense e Reprodução/Instagram
No total, os treinadores já se enfrentaram cinco vezes – foram três vitórias para Diniz, uma para Vítor Pereira e um empate.
O técnico do Flu levou a melhor sobre o português nos dois jogos do último Brasileirão: no primeiro turno, o Tricolor não tomou conhecimento dos reservas do Corinthians e goleou por 4 a 0; no segundo turno, venceu por 2 a 0.
Mais recentemente, os dois se enfrentaram quando Vítor Pereira estava no Flamengo. Apesar do Rubro-Negro ter saído na frente, o Fluminense conseguiu a virada e venceu o clássico por 2 a 1. O resultado, aliás, garantiu o título da Taça Guanabara ao Flu.
Por outro lado, Vítor Pereira leva vantagem nos jogos que são de ida de volta. Quando ainda estava no Corinthians, o português enfrentou o time de Diniz na semifinal da Copa do Brasil. Na época, o Timão garantiu o empate em 2 a 2 com um gol no último lance no Maracanã e, mais tarde, venceu o Fluminense por 3 a 0 na Neo Química Arena para avançar à decisão. 
*Produção de João Alexandre Borges e da estagiária Larissa Carvalho
Publicidade
Leia mais