Peça do carro de Kevin Magnussen, da Haas, atingiu torcedor durante GP da Austrália WILLIAM WEST / AFP
Publicado 03/04/2023 12:05 | Atualizado 03/04/2023 12:18
Publicidade
A terceira etapa da temporada de 2023 da Fórmula 1 foi caótica. A corrida da Austrália teve três bandeiras vermelhas, abandonos por incidentes e falhas mecânicas, além de muitas ultrapassagens. Porém, a batida do piloto Kevin Magnussen, da Haas, na volta 54 de 58, deixou um torcedor ferido na arquibancada do autódromo de Melbourne. 
Kevin Magnussen bateu na volta 54 de 58 e precisou abandonar a corrida. O incidente do piloto da Haas deixou detritos na pista e, por isso, a direção da prova paralisou com bandeira vermelha. Um dos detritos, no entanto, atingiu um torcedor na arquibancada, que sofreu uma laceração no braço, mas sem gravidade. O incidente foi confirmado por Andrew Westacott, CEO do GP da Austrália.
"Por coincidência, um dos membros da nossa equipe de engenharia estava por lá e viu (o incidente). Parece que o detrito de fibra de carbono do cubo da roda subiu a 20m no ar, pousou e lacerou o braço de um cavalheiro. Nosso pessoal estava ciente do episódio. Foi uma aberração única, porque você não pode necessariamente ter cercas de detritos com 20m de altura", disse. 
"As cercas têm altura consistente ao redor do planeta. Somos compatíveis com o regulamento da FIA, mas como tudo no esporte a motor, você revisa no fim do evento e vê o que pode fazer para melhorar. Espero que o rapaz esteja bem. É um lembrete que segurança é primordial quando se trata de Fórmula 1", completou o CEO do GP da Austrália. 
Magnussen colidiu com o muro após uma curva e estourou o pneu direito traseiro, causando uma quebra da suspensão. A direção, então, decidiu acionar a segunda bandeira vermelha da prova para removar o carro do piloto da Haas e retirar os detritos da pista. Após a relargada, houve mais um incidente e a prova foi encerrada com bandeira amarela.
Ao todo, oito pilotos abandonaram o GP da Austrália por incidentes ou falhas. O holandês Max Verstappen, da Red Bull Racing, venceu a corrida. Lewis Hamilton, da Mercedes, e Fernando Alonso, da Aston Martin, completaram o pódio. A Fórmula 1 volta somente no dia 30 de abril, com o GP do Azerbaijão, no circuito urbano de Baku. 
Publicidade
Leia mais