Laurent Mekies é o novo chefe de equipe da Alpha TauriAFP
Publicado 26/04/2023 18:54
Publicidade
Mudanças agitaram os bastidores da Fórmula 1 na semana da corrida de Baku, no Azerbaijão. A Alpha Tauri, equipe-irmã da Red Bull, anunciou nesta quarta-feira (26) a saída do chefe de equipe Franz Tost. No cargo desde 2005, o austríaco será substituído pelo francês Laurent Mekies, que deixou a direção esportiva da Ferrari, e seguirá na equipe em outra função. 
Franz Tost deixará o cargo somente no fim da temporada e seguirá como consultor da equipe a partir de 2024. Além da chegada de Laurent Mekies para a vaga, o ex-secretário geral da FIA e ex-diretor executivo da F1, Peter Bayer, também se juntará à Alpha Tauri como CEO ainda neste ano. Ele irá supervisionar a direção estratégica nas instalações na Itália e no Reino Unido. 
Além de chefe de equipe da Alpha Tauri, Franz Tost foi fundamental no desenvolvimento de pilotos jovens, como Max Verstappen, Sebastian Vettel, Daniel Ricciardo, Carlos Sainz e Pierre Gasly. Atualmente, a irmã da Red Bull conta com o jovem japonês Yuki Tsunoda, de 22 anos, que está em sua segunda temporada, e o holandês Nyck de Vries, de 28, estreante na categoria.
Já Laurent Mekies retornará para a equipe onde atuou como engenheiro-chefe e chefe de performance do veículo. O francês saiu em 2014 para assumir o cargo de diretor de segurança e vice-diretor de provas da FIA. Em 2018, ele assinou com a Ferrari para se tornar diretor esportivo e deixa a escuderia italiana após cinco anos conturbados e sem sucesso nas pistas. 
Publicidade
Leia mais