Publicado 10/05/2023 16:38 | Atualizado 10/05/2023 16:39
O crescimento do escândalo da manipulação de jogos nesta quarta-feira (10), com a divulgação de mais nomes citados na investigação do Ministério Público de Goiás (MP-GO), fizeram Juninho Pernambucano lamentar pelos casos terem chegado às Séries A e B do Brasileirão. O ídolo do Vasco, inclusive, sugeriu aos jogadores que assistam a um documentário, na Netflix, sobre Hansie Cronje, jogador de críquete da África do Sul.
Capitão e um dos maiores do esporte no país africano, Hansie Cronje recebeu dinheiro de apostadores em troca de manipular resultados, inclusive oferecendo dinheiro a companheiros. O esquema foi descoberto nos anos 90 e ele acabou indiciado e banido. Anos mais tarde, admitiu que recebeu 100 mil dólares para passar informações de partidas e também para pagar outros jogadores para atuarem mal.
"Hansie Cronje era o maior jogador de críquete da África do Sul, quando se vendeu e aceitou grana das casas de apostas. Todo atleta deveria ver/ler sua história, acho que está na Netflix. Vendo os escândalos e lamentando muito que tenha chegado na elite do nosso futebol", escreveu Juninho no Twitter.
O ex-jogador também pediu punições duras a atletas que tiverem, comprovadamente, participado do esquema:
"Torço para que as punições sejam as mais severas possíveis na esfera esportiva, dentro da lei logicamente. Infelizmente os atletas cederam à tentação do dinheiro fácil, e se tornaram traidores do esporte mais popular que existe. Não importa quem seja, banimento seria justo".
Por fim, Juninho fez sugestões à CBF e a clubes para coibir futuros problemas como esse.
"A CBF precisa urgente enviar um ofício a todos os clubes, para que esse assunto seja tratado da maneira mais transparente possível, nas categorias de base. Precisam mostrar a todos os jovens e formadores, o que está acontecendo e a gravidade disso tudo. Se os clubes não tomarem uma atitude urgente, ficará muito difícil a continuidade do nosso futebol nacional, em breve. E se não ensinar nas categorias de base, tudo poderá se repetir. Os torcedores e apaixonados por futebol, não mereciam isso, jamais", completou.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.