Rafael Silva, o "Baby", conquistou o bronze na categoria +100kg no Mundial de JudôKarim Jaafar/AFP
Publicado 16/05/2023 16:08
Publicidade
O judoca Rafael Silva, de 36 anos, se tornou o medalhista mais velho da história do Mundial da modalidade ao conquistar o bronze na categoria +100kg em Doha, no último sábado, ao aplicar um waza-ari em Temur Rakhimov, do Tadjiquistão. Em seu retorno ao Brasil, Baby, em entrevista coletiva concedida na sede do Esporte Clube Pinheiros, em São Paulo, anunciou que irá se aposentar após os Jogos Olímpicos de Paris, em 2024.
A conquista no Catar foi muito celebrada por Rafael Silva, que pensou em se aposentar após as Olimpíadas de Tóquio, onde não conquistou medalha. Dono de dois bronzes olímpicos, em Londres 2012 e Rio 2016, o judoca escancarou empenho para subir ao pódio novamente.
"Essa medalha no Mundial é algo que realmente coroa essa decisão (de continuar depois de Tóquio). O que me motiva é que ainda consigo melhorar nos treinos, ainda estou melhorando aspectos técnicos. Chegar lá e colocar isso à prova, conseguir trocar de igual para igual com adversários muito mais novos, acho que me motiva bastante ainda. A sensação de conseguir ir ao bloco final, conseguir ter aquele frio na barriga da disputa por medalha...", iniciou.
"Me alimento muito desses momentos. Olimpíadas são um momento em que essa energia é dobrada. Vale a pena continuar treinando e sonhando. Falta um ano e pouquinho só. Vou me preparar bastante para essa última dança", completou Baby.
Em fim de carreira, a lenda do judô nacional já pensa no futuro e planeja seguir no ramo esportivo, mas sonha em chegar na França sendo um dos favoritos ao pódio.
"Tenho me preparado para continuar no campo do esporte, continuar trabalhando com judô. Penso em fazer transição para esse lado, em contribuir de outras maneiras para continuar ajudando o judô brasileiro. Tenho essa caminhada de um ano e pouco (até Paris). Vou me esforçar ao máximo para chegar lá, ter minha classificação muito boa e chegar lá com reais chances de medalhas."
Publicidade
Leia mais