Publicado 19/05/2023 01:00
O apito inicial da Taça Rio de Futebol Soçaite aconteceu em 13 de maio no Clube da Barra AFBNDES, sede oficial desde 2020, com os jogos das categorias de base. A 17ª edição do campeonato terá cinco semanas de duração e reunirá atletas do Sub-7, Sub-9, Sub-11, Sub-13, Sub-15, Sub-17, Veterano (35+) e Máster (45+).
Na estreia do Sub-7, foram duas vitórias das equipes Fla Riomar e Hebraica e um empate entre Amorio2 e PSG Barra. No Sub-9, Sport Education, PSG Barra, Fla Riomar e Clube dos Caiçaras garantiram os 3 pontos.
As goleadas marcaram os duelos no Sub-11 e apontaram a superioridade do PSG Barra, Clube dos Caiçaras, Sport Education e Hebraica. No Sub-13, Fla Riomar e Jockey Club igualaram o marcador. Tijuca Tênis Clube e Clube dos Caiçaras deram um passeio nos adversários. O Independente fez um jogo muito disputado com o Monte Líbano e levou a melhor.
Tijuca Tênis Clube, Marina Barra Clube e Académica de Coimbra somaram os 3 pontos na categoria Sub-15. Encerrando a programação do dia, no Sub-17, Marina Barra Clube e Tijuca Tênis Clube ficaram no empate. Clube dos Caiçaras e Académica de Coimbra passaram com facilidade pelos adversários.
Alexandre Maia, sócio da AMC Comunicação, empresa organizadora do evento, e Presidente do Comitê Executivo da Taça Rio, afirma que é fundamental valorizar o trabalho educacional desenvolvido pelos coordenadores nas categorias de base. “Isso é muito importante, além de proporcionarmos uma experiência única aos atletas, que aprendem, desde cedo, a encarar o sabor da vitória e da derrota”, finaliza.
Praticar o respeito ao adversário e a arbitragem, além de saber perder uma partida são aspectos que Maia menciona como parte do aprendizado e formação da criança e do jovem como cidadãos. Este ano, pela primeira vez na história, a Taça Rio de Janeiro de Futebol Soçaite também terá como premiação o Troféu Fair Play. Com finalidade de incentivar os times a manterem o respeito mútuo, o clube vencedor será aquele que computar menos cartões amarelos e vermelhos. “Não avaliaremos só os atletas e a Comissão Técnica, como também a torcida mais disciplinada”, diz o presidente.
Já entre os adultos, a competição está sendo disputada nas categorias Veterano, com atletas acima de 35 anos, e Máster, acima de 45 anos. Na última segunda-feira, 15, as equipes Panela, Caça e Pesca R11 e Giant venceram seus primeiros jogos no Máster. Giant, Dez e Costa Brava somaram 3 pontos na tabela de classificação do Veterano e finalizaram a primeira rodada da fase de grupos.
Maestro Júnior e Edinho, craques da Seleção Brasileira, disputaram a primeira final em 1995 e, até hoje, o campeonato conta com a participação luxosa de ex-profissionais como Romário, Athirson, Maurinho, Marcelo Leite, Eduardo da Silva, Andrezinho, Maicon e Leo Matos.
A edição 2023 conta com 54 clubes, a maioria localizada entre a Zona Sul do Rio e a Barra da Tijuca. Com o total de 105 jogos e mais de 1000 participantes, o evento tem como missão promover uma competição com excelência em gestão esportiva e, por isso, é reconhecido como o melhor campeonato de futebol soçaite do Rio.
O grande foco de todas as equipes está voltado para 17 de junho, dia de festa e decisão. No decorrer do dia, os capitães das 8 categorias terão a chance de levantar o troféu de campeão. As finais terão transmissão ao vivo no YouTube nos canais O Dia Online e Taça Rio de Janeiro Futebol Soçaite, com narração de Emerson Santos e Kadu Macri e reportagens de Marcelo Smigol.
A segunda rodada será realizada nesse domingo, 21, a partir das 9h, com os confrontos das categorias de base. Os atletas do Máster e do Veterano entrarão em campo a partir das 20:30h, respectivamente, na segunda-feira, 22, e na terça-feira, 23. O Clube da Barra fica localizado na Av. Ayrton Senna nº 500, na Barra da Tijuca. O evento é aberto ao público e a entrada é franca.
A Taça Rio de Janeiro de Futebol Soçaite é uma realização da AMC Comunicação e tem o patrocínio da RJZ Cyrela, Universidade Veiga de Almeida, BMW Autokraft, Chopp Brahma Express, O Dia, Euro Sports, King Sports e Express Remoções.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.