Publicado 24/05/2023 14:14
Após ignorar o racismo contra Vini Jr, no último domingo (21), na partida entre Valencia e Real Madrid, em Mestalla, pelo Campeonato Espanhol, a Uefa discute internamente como se posicionar sobre o caso. A entidade responsável pelo futebol europeu foi a única das principais do mundo esportivo que não se posicionou e, por enquanto, isso não foi bem visto.
Segundo o jornal inglês Daily Mail, a Uefa considerava o tema como um "assunto interno espanhol" e estava relutante em intervir publicamente. No Real Madrid, existe a desconfiança que a falta de apoio ao caso é fruto do racha entre a entidade e o clube, que foi um dos incentivadores da criação da Superliga Europa e ainda é um dos três clubes que apoiam a ideia.
Vini Jr tem sido alvo constante de racismo na temporada 2022/23. Ao todo, nove denúncias foram realizadas por insultos raciais ao brasileiro no Campeonato Espanhol. Na partida contra o Valencia, no Mestalla, no domingo (21), o jogador identificou um torcedor que estava imitando um macaco e o jogo foi paralisado, mas a torcida local subiu o tom nos ataques após a retomada do duelo.
A polícia de Valencia deteve três jovens, com idades entre 18 e 21 anos, por insultos racistas contra Vini Jr, no Mestalla. Ambos foram liberados horas depois de prestarem depoimentos, mas vão responder por "atentado aos direitos fundamentais e liberdades públicas". Além disso, os três foram informados que terão que comparecer ao tribunal quando solicitados.
Nas redes sociais, Vini Jr criticou a omissão da LaLiga e ressaltou que este não foi o único caso. O mandatário da liga, Javier Tebas, rebateu e criticou o jogador. O brasileiro chegou a publicar um vídeo com imagens de outras vezes que foi atacado. O episódio deste fim de semana teve repercussão mundial, com repúdio de jogadores, clubes e personalidades de diversos segmentos.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.