Jogador denunciou time com nome racista contra Vini JrReprodução
Publicado 01/06/2023 15:04
Publicidade
Um jogador profissional de Fifa 23 denunciou um adversário que possui um time com nome racista contra Vini Jr. O brasileiro Miguel "SpiderKong" protocolou nesta última quarta-feira (31) junto à EA Sports, a desenvolvedora do jogo eletrônico de futebol mais vendido do mundo, uma denúncia contra uma equipe que tinha o escudo do Valencia e o nome de "Monicius Jr", no modo Ultimate Team. 
O time em questão fez um "trocadilho" com a palavra "mono" (macaco, em espanhol) e o nome de Vini Jr, formando assim o clube "Monicius Jr". A equipe ainda possuía o escudo do Valencia, o último adversário que protagonizou um caso de racismo com o jogador brasileiro. Em resposta a Miguel "SpiderKong", a EA Sports não enxergou a ação como "violação das regras". 
Vini Jr foi alvo de racismo na partida contra o Valencia, no último dia 21. Na ocasião, o brasileiro chegou a identificar um racista na arquibancada e o jogo foi paralisado, mas ele permaneceu na arquibancada. Após a partida retomar, o jogador voltou a ser alvo, desta vez com coro de mais de 40 mil pessoas gritando "macaco", mas nenhuma atitude foi tomada. No fim, ainda foi expulso após revidar um "mata-leão". 
A LaLiga abriu uma denúncia sobre o caso. Foi a décima denúncia de racismo contra Vini Jr na temporada 2022/23. Três torcedores do Valencia prestaram depoimentos, mas foram liberados. O caso teve repercussão mundial e o jogador brasileiro recebeu apoio de clubes, atletas de diversas modalidades e celebridades. O brasileiro recebeu homenagens na partida contra o Rayo Vallecano, dia 24, no Santiago Bernabéu.
Publicidade
Leia mais