Publicado 06/06/2023 14:27
Membros do sindicato CGT (Confederação Geral do Trabalho) invadiram nesta terça-feira (6) a sede do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de 2024, em Paris. Contrários a reforma previdenciária do país e Olimpíadas, os manifestantes ocuparam o prédio em Aubervilliers, em Seine-Saint-Denis, zona norte da região metropolitana da capital francesa.
A reforma previdenciária promulgada pelo presidente Emmanuel Macron, em abril, aumentará de maneira gradual em dois anos a idade mínima para a aposentadoria, de 62 para 64 anos. A medida é válida a partir de 1º de setembro deste ano e subirá três meses por ano, chegando em 64 apenas em 2030. A ocupação dos manifestantes durou cerca de 15 minutos e eles deixaram o prédio de forma pacífica.
Apesar da reforma, a França seguirá com uma das menores idades mínimas de aposentadoria entre as principais economias da Europa. O governo argumenta que a mudança é necessária para evitar o colapso do sistema de aposentadoria, considerando que os gastos com a previdência equivalem a cerca de 14% do PIB (Produto Interno Bruto) francês.
Os Jogos Olímpicos de 2024 terão início no dia 26 de julho e tem previsão de término para 11 de agosto. Recentemente, o Comitê Organizador avaliou um aumento na segurança para a cerimônia de abertura, que ocorrerá na margem do Rio Sena e próximo da Torre Eiffel. Na era moderna das Olimpíadas, Paris foi sede em 1900 e 1924.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.