Publicado 19/09/2023 15:10
São Paulo - Nesta terça-feira, 19, a Comissão de Arbitragem da CBF divulgou a análise do VAR sobre o polêmico lance do jogo entre Corinthians e Grêmio, que terminou empatado em 4 a 4, e também admitiu que o pênalti deveria ter sido assinalado a favor do Tricolor Gaúcho.
O lance em questão aconteceu já na reta final do segundo tempo. Na ocasião, Ferreira tentou cruzamento, mas a bola bateu no braço de Yuri Aberto, que estava dentro da área.
"Aos 49 minutos da segunda etapa, o atleta número nove da equipe de branco e preto, em ação de bloqueio, com o braço em posição antinatural e aumentando seu espaço corporal, intercepta um cruzamento à área. O bloqueio da bola com o braço nesta ação caracteriza infração de pênalti. Portanto, uma penalidade deveria ser marcada no campo de jogo, e, quando não marcada, o VAR deveria recomendar a revisão para tal ação", diz a Comissão de Arbitragem.
Os jogadores do Grêmio reclamaram com o árbitro Wilton Pereira Sampaio (FIFA-GO), mas a marcação de campo foi de escanteio. O VAR do jogo, Emerson de Almeida Ferreira (MG), reviu o lance e não viu irregularidade. De acordo com ele, Yuri Alberto "está recolhendo o braço" e "está em posição de disputa".
Vale destacar que o Assistente de Árbitro de Vídeo 2 do jogo, Michel Patrick Costa Guimaraes (MG), chegou a questionar se o braço não estava "muito aberto", mas Emerson diz que a intenção do atleta do Corinthians é de disputar a bola e não de bloquear.
DIÁLOGO NA CABINE DO VAR
VAR: Põe na cinco, quero ver se ela vai pegar no pé desse jogador aqui embaixo. Volta, deixa seguir.
AVAR2: Direto na mão. Direto no braço.
VAR: Ela vai direto no braço dele.
VAR: O jogador, mesmo estando com a mão nessa posição, acho que ele está natural para essa disputa da bola.
AVAR: Para defesa.
VAR: Para defesa, e não está com a intenção de bloquear.
AVAR2: Você não acha que está muito aberto, não, Emerson? Que essa bola passaria se ela não bate nesse braço.
VAR: Tá, mas para mim ele não está com a intenção de bloquear. Ele está com a intenção de disputar a bola. Diferente de bloqueio. Ele está recolhendo o braço. Ele não está indo com o braço em direção a bola. Ele está recolhendo.
VAR: Wilton, lance checado. Pode jogar. O jogador está recolhendo o braço, está em posição de disputa, e a bola vai em direção ao seu braço.
Por fim, cabe mencionar que também foi revisada uma possível falta dentro da área segundos antes do lance do pênalti não marcado. Entretanto, eles consideraram "cabeça com cabeça" e não acusaram infração na jogada.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.