Publicado 20/09/2023 15:50 | Atualizado 20/09/2023 15:50
Zurique (SUI) - A Fifa liberou a utilização em partidas de um acessório que torna as chuteiras inteligentes. Desenvolvido por uma empresa inglesa, o item serve como base para análise de desempenho e recebeu a certificação do Programa de Qualidade da entidade.
O acessório, desenvolvido em 2019, é encaixado na chuteira dos jogadores e monitora performance física e técnica, expõe dados de tempo na bola, equilíbrio, agilidade na finalização, velocidade, distância percorrida, aceleração e até mesmo mudanças de direção.
"Ao contrário dos vestíveis nas costas, esse produto permite análises mais abrangentes sobre desempenho e disciplinas médicas devido à posição na chuteira a qual gera dados sobre os membros inferiores. Se mostra promissor como uma alternativa econômica para a coleta de dados individuais e coletiva, além de simplificar a análise, assim contribuindo para disponibilizar tecnologias de rastreamento em mais níveis do futebol", escreveu a entidade.
A empresa Playermaker, que produz a cinta para as chuteiras, já tem parceria com mais de 200 clubes. O Manchester City utiliza da tecnologia e divulgou o acordo no fim de 2022.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.