Senador Carlos Portinho foi relator da Lei das SAFs e relata projeto de lei sobre maior transparência do VARDivulgação
Publicado 20/09/2023 16:10
Publicidade
As seguidas polêmicas e erros do VAR chegaram ao Senado Federal. Relator da Lei das SAFs, o senador Carlos Portinho (PL-RJ) aprovou requerimento para a realização de uma Audiência Pública sobre o VAR, para discutir a tecnologia visando ao projeto de lei (PL) 5926/2019, que “institui o Programa de Transparência dos Árbitros Assistentes de Vídeos e dos Áudios no futebol brasileiro”.
Portinho, que também é o relator da PL, convidou para a discussão o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, o chefe de arbitragem da entidade, Wilson Seneme, o gerente técnico do VAR da CBF, Péricles Bassols, e os árbitros da partida Grêmio 4x4 Corinthians.
O confronto na última segunda-feira (18) foi a mais nova polêmica envolvendo decisões da arbitragem brasileira e do VAR. O Grêmio reclamou bastante de um pênalti não marcado após cruzamento de Ferreira em que a bola bateu no braço de Yuri Aberto na área. A Comissão de Arbitragem admitiu o erro de Wilton Pereira Sampaio e do responsável pelo assistente de vídeo no jogo, Emerson de Almeida Ferreira.
"A cada rodada do Campeonato Brasileiro esse requerimento se torna mais fundamental. É um assunto de clamor público do torcedor e do consumidor dos eventos esportivos. Parece que antes do VAR a arbitragem era melhor do que era hoje. E a tecnologia veio para nos ajudar, não atrapalhar. Além da gente investigar a manipulação de resultados", afirmou o senador em comunicado.
O PL nº 5.926, de 2019 estabelece a obrigatoriedade de reprodução dos vídeos e áudios da comunicação entre os árbitros e o VAR para todos os veículos de comunicação que estiverem transmitindo os jogos ao vivo.
Publicidade
Leia mais