Logan Sargeant, da Williams, no CatarFoto: KARIM JAAFAR / AFP
Publicado 09/10/2023 21:35
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Catar - Nesta segunda-feira, 9, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) anunciou que iniciou uma análise após pilotos sofrerem com o mal-estar por causa das altas temperaturas no GP do Catar. Logan Sargeant, por exemplo, abandonou a corrida. Já Esteban Ocon chegou a vomitar no próprio capacete. Lance Stroll, por sua vez, saiu do carro direto para uma ambulância.
Vale lembrar que a próxima edição do GP, em 2024, será disputada no fim de novembro. Nesta época do ano, as temperaturas no Catar já estão mais baixas. Apesar disso, a FIA destacou que tomará "medidas materiais agora para evitar uma repetição deste cenário".
LEIA A NOTA DA FIA NA ÍNTEGRA
A FIA observa com preocupação que a temperatura e a umidade extremas durante o Grande Prêmio FIA de Fórmula 1 do Catar de 2023 tiveram um impacto no bem-estar dos pilotos. Enquanto atletas de elite, não se deve esperar que compitam em condições que possam pôr em risco a sua saúde ou segurança. A operação segura dos carros é, em todos os momentos, da responsabilidade dos competidores, no entanto, tal como acontece com outras questões relacionadas com a segurança, como a infraestrutura do circuito e os requisitos de segurança dos carros, a FIA tomará todas as medidas razoáveis para estabelecer e comunicar parâmetros aceitáveis nos quais competições são realizadas.

Como tal, a FIA iniciou uma análise da situação no Catar para fornecer recomendações para futuras situações de condições meteorológicas extremas. Deve ser notado que, embora a edição do Grande Prémio do Qatar do próximo ano esteja agendada para o final do ano, quando se espera que as temperaturas sejam mais baixas, a FIA prefere tomar medidas materiais agora para evitar uma repetição deste cenário.

Uma série de medidas serão discutidas na próxima reunião da comissão médica em Paris. As medidas podem incluir orientações para os competidores, pesquisas sobre modificações para um fluxo de ar mais eficiente na cabine e recomendações para alterações no calendário para alinhamento com condições climáticas aceitáveis, entre outras. Pesquisas de outras séries, como eventos de cross-country em climas extremos, serão examinadas para possíveis aplicações em eventos de circuito. O compromisso da FIA com uma cooperação mais estreita entre os departamentos técnico, de segurança e médico, sob a liderança do Presidente da FIA, facilitará este processo.
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