Estádio Nacional do Chile, em Santiago, na abertura dos Jogos Pan-AmericanosJavier Torres/AFP
Publicado 20/10/2023 23:16
Publicidade
Chile - O Estádio Nacional de Chile recebeu, na noite desta sexta-feira, 20, a Cerimônia de Abertura dos Jogos Pan-Americanos 2023. O evento, que valorizou a cultura chilena e apresentou o país, começou por volta das 20h30 e terminou pouco depois das 23h15, com a queima de fogos. Fernando Scheffer, da natação, e Luisa Stefani, do tênis, foram os porta-bandeiras do Brasil na entrada das delegações.
A cerimônia começou com imagens que mostraram o país de ponta a ponta. Na sequência, as luzes do estádio foram apagadas e uma contagem regressiva começou. No centro do local, Juanita Parra, integrante da banda chilena Los Jaivas, performou um solo de bateria.
Posteriormente, foram apresentados o presidente do Chile, Gabriel Boric, o presidente da Panam Sports, Neven Ilic, e o presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach. Depois, a bandeira do Chile foi erguido, e o hino nacional foi cantado por Constanza Wilson.
Na sequência, aconteceu uma apresentação que valorizou a cultura chilena. Dentre as performances, houve danças para representar a fauna de aves do Chile e também uma demonstração de danças tradicionais de diversas partes do país.
Pelas 21h, as delegações entraram em ordem alfabética. A única exceção foi a do Chile. Como é o país-sede, a chilena foi a última.
Mais tarde, perto de 21h50, já depois de todas delegações entrarem, o grupo Movimento Original e Ana Tijoux cantaram “A la cima”, que é o hino oficial dos Jogos Pan-Americanos 2023.
Passada a apresentação, o ministro do esporte do Chile, Jaime Pizarro, e o presidente da Panam Sports, Neven Ilic, discursaram no centro do gramado durante aproximadamente dez minutos.
Depois, a bandeira olímpica e do panam foram erguidas, ao lado de onde já estava a do Chile. Os respectivos foram ouvidos e, na sequência, houve o juramento com representantes dos atletas, juízes e treinadores.
Perto de 22h20, começou uma nova performance artística, que valorizou a geografia do país. Às 22h25, o tradicional grupo chileno Los Jaivas animou a galera no Estádio Nacional.
Depois, às 22h38, a pira dos Jogos Pan-Americanos de Santiago foi acessa pelas lendas do esporte chileno Fernando González, Nicolás Massú (tenistas medalhistas olímpicos chilenos) e Lucy Lopez (primeira medalhista chilena em Jogos Pan-Americanos, pelo salto em altura).
Posteriormente, as bandas chilenas Los Bunkers e Los Tres e o cantor colombiano Sebastián Yatra comandaram shows para fechar a noite em alto astral. Pouco depois das 23h15, uma queima de fogos encerrou oficialmente a cerimônia.
Publicidade
Leia mais