Árbitro Anderson Daronco (RS) aplicando um cartão vermelhoCesar Greco / Palmeiras
Publicado 28/11/2023 14:16
Publicidade
A International Football Association Board (IFAB), órgão responsável pela manutenção das regras do futebol, aprovou em reunião na última segunda-feira (27) a previsão de testes para implementar a expulsão temporária, que possui o objetivo de diminuir as investidas agressivas de jogadores sobre os árbitros. A medida faz parte de um pacote de mudanças estudadas pelo órgão que visam preservar os juízes.
Segundo a IFAB, a regra de expulsão temporária pode ser testada em competições dos primeiros escalões do futebol após de ter sido avaliada em jogos das categorias de base. Além dessa mudança, o órgão também implementará o uso de câmeras em árbitros, com o intuito de registrar reclamações mais acentuadas de jogadores. 
Além disso, o órgão também deseja implementar a regra de que apenas os capitães das equipes podem se dirigir ao juiz para dialogar ou reclamar de algum lance. Tal medida será aplicada para que cenas onde os jogadores cercam o árbitro sejam evitadas.
Os membros da IFAB se reunirão novamente em março para aprovar ou não as novas mudanças nas regras. Caso sejam aceitas, tais medidas serão aplicadas a partir de julho de 2024, onde se inicia a próxima temporada europeia.
Publicidade
Leia mais