Publicado 08/02/2024 19:14
Rio - A Fifa emitiu um comunicado, no fim da tarde desta quinta-feira (8), negando que irá adotar o cartão azul de forma imediata no futebol profissional, como divulgado pelo portal inglês "The Telegraph". A entidade afirmou que uma mudança agora seria "prematura" e que, antes de implementá-la, seriam necessários testes em categorias inferiores.
"A FIFA deseja esclarecer que os relatos do chamado “cartão azul” nos níveis de elite do futebol são incorretos e prematuros. Qualquer teste, se implementado, deve ser limitado de uma maneira responsável aos níveis inferiores", disse a entidade.
A novidade será motivo de discussão entre Fifa e International Football Association Board (IFAB) no congresso anual que o órgão promoverá no dia 1 de março. Segundo a Fifa, mesmo se houver aprovação, os testes terão que ser feitos nas categorias inferiores.
O que seria o cartão azul?
O cartão azul estaria entre o amarelo e o vermelho e faria os atletas deixarem o campo por 10 minutos. Caso um jogador receba dois cartões azuis ou um azul e mais um amarelo, resultará no cartão vermelho, assim como já acontece com o segundo amarelo. A ideia é que a nova cor seja usada para punir simulações simulação, faltas de antijogo ou desrespeito ao árbitro.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.