Publicado 19/03/2024 15:57
O Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou nesta terça-feira (19) que os atletas de Rússia e Belarus não participarão nas cerimônias de abertura e encerramento das Olimpíadas de Paris, que será realizada entre os dias 26 de julho a 11 de agosto.
A entidade entende que o desfile das nações são destinadas apenas às delegações e, como os atletas de Rússia e Belarus competirão como bandeiras neutras e em esportes individuais, por conta da guerra na Ucrânia, não irão participar das cerimônias.
"A decisão foi unânime. A lógica é muito clara para nós. Atletas neutros individuais vão competir como indivíduos, e a parada da abertura é um desfile para delegações e times. Eles não estarão em nenhuma delegação", disse James MacLeod, diretor do COI para Relações com os Comitês Olímpicos Nacionais.
O COI também ressaltou que a medida foi inspirada na aplicada nos Jogos Olímpicos de 1992, em Barcelona. Naquela edição, os atletas da antiga Iugoslávia também atuaram apenas em esportes individuais e com bandeiras neutras, e não participaram da abertura dos jogos.
Haverá um limite de atletas de Rússia e Belarus participantes nos Jogos de Paris. Tomando como referência as Olimpíadas de Tóquio, em 2021, o COI definiu que no máximo 54 russos e 28 bielorrussos serão convidados a competir como atletas neutros individuais. Até então, 12 russos e sete bielorrussos estão classificados.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.