Publicado 02/05/2024 12:28
O Comitê Olímpico Internacional anunciou, nesta quinta-feira (2), a equipe de refugiados que vai participar da Olimpíada de Paris-2024. A delegação contará com 36 atletas, de 11 países diferentes, reconhecidos pela chancela de refugiados pela ONU, (Organização das Nações Unidas).
PublicidadeO grupo será organizado por 15 Comitês Olímpicos Nacionais (CONs). Os atletas vão competir em 12 modalidades e foram nomeados como membros da Equipe Olímpica de Refugiados do COI para Paris-2024.
O anúncio foi feito por Thomas Bach, presidente da entidade, durante cerimônia transmitida ao vivo na Casa Olímpica em Lausanne, na Suíça.
"Recebemos todos de braços abertos. Com a sua participação, você demonstrará o potencial humano de resiliência e excelência. Isto enviará uma mensagem de esperança aos mais de 100 milhões de pessoas deslocadas em todo o mundo", afirmou o dirigente em seu pronunciamento.
A composição da equipe se baseou em critérios como desempenho desportivo e o seu estatuto de refugiado, verificado pela ACNUR, Agência das Nações Unidas para os Refugiados. O Conselho Consultivo do COI se encarregou de aprovar a lista.
Chefe de Missão da equipe, Masomah Ali Zada, que competiu pelos refugiados em Tóquio-2020, deu a boa vinda aos atletas.
"O sonho de competir nos Jogos Olímpicos está mais próximo do que nunca. Com todos os desafios que enfrentaram, terão agora a chance de inspirar uma nova geração e mostrar ao mundo do que os refugiados são capazes", afirmou.
A grande maioria dos atletas foi selecionada entre os competidores refugiados apoiados pelo COI através do Programa de Bolsas de Atletas, financiado pela iniciativa da Solidariedade Olímpica e gerido pela Fundação de Refúgio Olímpico.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.