Publicado 30/11/2024 22:41
Catar - Depois de festejar sua primeira pole position desde o GP da Áustria, em junho, Max Verstappen acabou punido pelos comissários da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) em uma posição e vai largar em segundo no GP do Catar, neste domingo, às 13 horas (horário de Brasília), o penúltimo da temporada de Fórmula 1.
PublicidadeAssim, George Russell, da Mercedes, herda a posição de honra no grid de largada, tendo o holandês a seu lado na primeira fila. Não houve mudanças no restante do grid. Lando Norris e Oscar Piastri saem na segunda fila com o objetivo de levar a McLaren ao título do Mundial de Construtores pela primeira vez em 26 anos.
Com o tetracampeonato do Mundial de Pilotos garantido desde a corrida de Las Vegas (EUA), na última semana, o holandês perdeu a ponta do grid por ter guiado a sua Red Bull de forma "desnecessariamente devagar" no final do Q3 do treino classificatório deste sábado, atrapalhando justamente o piloto britânico, que já liderava a atividade, mas tentava melhorar o seu tempo.
Russell reclamou no rádio da conduta que considerou "perigosa" de Verstappen, que estava à sua frente e tentava esfriar os pneus, enquanto se preparava para a sua volta rápida. Com o cronômetro zerado, o piloto da Red Bull conseguiu superar Russell em apenas 0s055, assumindo o primeiro lugar.
Horas depois do treino, depois de ouvir as explicações dos dois pilotos e de representantes da Red Bull e da Mercedes, os comissários consideraram que Verstappen "não seguiu as instruções do diretor de prova e pilotou claramente de maneira muito lenta, considerando as circunstâncias".
"Era óbvio que o carro 1 (de Verstappen) estava tentando esfriar seus pneus e ele podia ver a aproximação do carro 63 (de Russell) porque olhou no espelho muitas vezes na pequena reta entre as curvas 11 e 12", comunicou a FIA, em nota. Apesar de a infração provocar, normalmente, a perda de três posições no grid, a entidade justificou a inversão dos carros na primeira fila porque nenhum piloto buscava estabelecer a volta rápida no momento do incidente.
Horas depois do treino, depois de ouvir as explicações dos dois pilotos e de representantes da Red Bull e da Mercedes, os comissários consideraram que Verstappen "não seguiu as instruções do diretor de prova e pilotou claramente de maneira muito lenta, considerando as circunstâncias".
"Era óbvio que o carro 1 (de Verstappen) estava tentando esfriar seus pneus e ele podia ver a aproximação do carro 63 (de Russell) porque olhou no espelho muitas vezes na pequena reta entre as curvas 11 e 12", comunicou a FIA, em nota. Apesar de a infração provocar, normalmente, a perda de três posições no grid, a entidade justificou a inversão dos carros na primeira fila porque nenhum piloto buscava estabelecer a volta rápida no momento do incidente.
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