Rebeca Andrade brilhou na ginástica e conquistou quatro medalhas na Olimpíada de ParisGabriel Bouys / AFP
Publicado 03/12/2024 13:19
Maior medalhista olímpica do Brasil, com seis, Rebeca Andrade foi eleita uma das 100 mulheres mais inspiradoras e influentes do mundo em 2024, em lista divulgada pela rede britânica BBC nesta terça-feira (3). A relação, além de atletas, inclui artistas, ativistas e políticas, entre outros.
Publicidade
A BBC exaltou a trajetória da ginasta brasileira, mencionando sua relação com a família, as graves lesões que sofreu durante a carreira e a preocupação em priorizar a saúde mental.
"Filha de mãe solo, Rebeca tem sete irmãos. Até os 10 anos, ela ia a pé da sua comunidade nos arredores de São Paulo para as sessões de treino, enquanto sua mãe fazia faxina para pagar por seu treinamento", escreveu a rede britânica. 
Outras duas brasileiras apareceram na lista: Lourdes Barreto (ativista pelos direitos das prostitutas) e Silvana Santos (bióloga). 
Já entre as esportistas, também figuraram na relação a estadunidense Allyson Felix (atletismo), a queniana naturalizada romena Joan Chelimo Melly (atletismo), a indiana Vinesh Phogat (wrestling), a estadunidense Tracy Otto (tiro com arco paralímpico), a afegã Zakia Khudadadi (taekwondo paralímpico), a sul-coreana Kim Yeji (tiro esportivo) e a chilena Zhiying Tania Zeng (tênis de mesa).
Leia mais