Lamine Yamal deixou sua marca mais uma vez e colocou o Barça na decisão do torneioFadel Senna / AFP
Publicado 08/01/2025 18:17
Apoiado pelo retorno do jovem astro Lamine Yamal, o Barcelona confirmou o seu favoritismo nesta quarta-feira, diante do Athletic Bilbao, pela semifinal da Supercopa da Espanha. O triunfo de 2 a 0, no estádio King Abdullah Sports City, em Jeddah, garantiu o time catalão na decisão da Supercopa da Espanha.
Publicidade
Recuperado de uma entorse no tornozelo direito, Yamal foi decisivo. Além de criar boas jogadas, ele deu outra dinâmica ao setor ofensivo e anotou o segundo gol da partida no início do segundo tempo (Gavi abriu o placar na etapa inicial).
Em um momento instável no Campeonato Espanhol, o clube catalão agora encontra fôlego para decidir um título que pode dar mais moral à equipe para o restante da temporada. O conjunto do técnico Hansi Flick aguarda agora o vencedor de Real Madrid e Mallorca, que se enfrentam nesta quinta, pela outra semifinal da Supercopa da Espanha, para fazer a final do torneio.
No jogo, o Barcelona logo assumiu o controle da partida e criou as melhores chances. A imposição ofensiva fez o Athletic de Bilbao recuar e a pressão do clube catalão logo resultou em bola na rede.
Depois de Raphinha perder duas excelentes oportunidades com menos de dez minutos, o marcador, enfim, saiu do zero. Em um cruzamento rasteiro feito por Balde, Gavi apareceu livre para fazer 1 a 0.
A desvantagem tirou o foco do Bilbao. O goleiro Unaí Simon se complicou ao tentar repor a bola, acertou o polonês Lewandowski, e por pouco o Barcelona não ampliou o placar.
Com sete finalizações contra nenhuma do adversário, a equipe catalã dominou os primeiros 45 minutos e poderia ter ido para o intervalo com um placar bem mais dilatado.
Tal como no primeiro tempo, o Barcelona iniciou a etapa complementar impondo um ritmo forte e a estratégia deu certo. Aos seis minutos, Lamine Yamal recebeu bom passe de Gavi, fez o giro, e acertou um belo chute para estabelecer 2 a 0.
O Athletic reagiu e tentou partir para a pressão na base do jogo aéreo. O time até conseguiu diminuir o marcador com Nico Williams encobrindo Szczesny. No entanto, o juiz assinalou impedimento no lance.
Com a partida sob controle, coube ao Barça cadenciar o ritmo e tocar a bola para fazer o tempo passar e administrar o triunfo que valeu uma vaga na decisão do torneio.
Leia mais