Ex-árbitro D'Guerro Batista Xavier, de 46 anos, foi preso na ParaíbaDivulgação/Polícia Civil da Paraíba
Publicado 09/04/2025 10:00
Rio - A Polícia Civil de Goiás deflagrou nesta quarta-feira (9) a Operação Jogada Marcada em seis estados do país, com apoio da Polícia Civil da Paraíba. A ação faz parte de uma investigação que apura um esquema de manipulação de resultados em jogos nacionais e internacionais, e resultou na prisão do ex-árbitro D'Guerro Batista Xavier.
Publicidade
O ex-árbitro, de 46 anos, já estava afastado da arbitragem paraibana desde a Operação Cartola, em 2018, que investigou fraudes no futebol paraibano. Apesar do afastamento, ele mantinha articulações e contatos no meio esportivo, além de atuar no futebol amador. D'Guerro Batista Xavier foi preso em casa, no bairro Funcionários II.
D'Guerro fazia parte de um grupo formado por árbitros envolvidos em esquemas de manipulação de partidas e atuava em competições amadoras. Ainda não foram divulgados detalhes sobre os valores movimentados pelo grupo, mas a polícia estima que sejam cifras elevadas. Ao todo, foram expedidos nove mandados de busca e apreensão e sete mandados de prisão temporária.
O grupo "Árbitros de Propina", que D'Guerro faz parte, é suspeito de manipular resultados de partidas da Série B do Campeonato Brasileiro e do Campeonato Angolano. Segundo a polícia, as manipulações teriam beneficiado apostadores e envolvem transações bancárias com jogadores de diversos estados brasileiros e de clubes internacionais.
Leia mais