Elkeson chegou ao Botafogo em 2011 e foi vendido em 2012Divulgação/Botafogo
Publicado 09/04/2025 16:27 | Atualizado 09/04/2025 16:46
Ex-atacante do Botafogo, revelado pelo Vitória e com passagem pelo Grêmio, Elkeson anunciou a aposentadoria do futebol nesta quarta-feira (9), aos 35 anos. Em uma publicação nas redes sociais, ele revelou que está pronto para iniciar uma nova etapa da vida, agora fora dos gramados.
Publicidade
"Hoje, com o coração cheio de emoção e gratidão, anuncio o encerramento de uma das jornadas mais incríveis da minha vida: minha carreira como jogador de futebol", escreveu o jogador. "Este momento não é um adeus ao esporte que tanto amo, mas sim uma transição para uma nova fase, repleta de desafios e oportunidades."
Elkeson ganhou projeção nacional com a camisa do Botafogo, clube pelo qual estreou em 2011 e atuou em mais de 90 partidas. Em 2012, foi negociado com o Guangzhou FC, da China, por 6 milhões de euros (R$ 16,5 milhões à época). Lá, viveu o auge da carreira.
No país asiático, conquistou títulos, virou o maior artilheiro da história da Superliga e, em 2019, naturalizou-se chinês, passando a se chamar Ai Kesen. Foi o primeiro jogador sem ascendência chinesa a vestir a camisa da seleção do país.
Após nove temporadas, retornou ao Brasil em 2022 para defender o Grêmio, onde fez 24 jogos e marcou cinco gols. Conquistou a Recopa Gaúcha e, em seguida, voltou ao futebol chinês, onde finalizou a carreira.
"Quero agradecer a todos que fizeram parte dessa trajetória. Aos meus familiares, treinadores, companheiros de time e aos torcedores, que com seu amor tornaram tudo isso ainda mais especial", escreveu Elkeson.
Leia mais