Publicado 15/05/2025 14:48 | Atualizado 15/05/2025 14:52
Rio - A Primeira Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) vai julgar o meia Miguelito, que foi acusado de injúria racial contra Allano, do Operário, na próxima segunda-feira (19). A sessão começará às 11h30.
PublicidadeO jogador do América-MG foi denunciado no artigo 243-G do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que fala sobre "praticar ato discriminatório, desdenhoso ou ultrajante, relacionado a preconceito em razão de origem étnica, raça, sexo, cor, idade, condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência".
Se condenado, pode pegar suspensão de cinco a dez partidas, além de multa de até R$ 100 mil. O Coelho também foi enquadrado no artigo.

Miguelito está suspenso preventivamente enquanto o julgamento não acontece. Este foi um pedido da Procuradoria, deferido pelo presidente do STJD, Luis Otávio Veríssimo Teixeira.
O Operário também será julgado, mas pela ação de um torcedor que arremessou bebida alcoólica em um atleta do América-MG. O clube de Ponta Grossa foi denunciado no artigo 213 (Deixar de tomar providências capazes de prevenir e reprimir), inciso III (lançamento de objetos no campo ou local da disputa do evento desportivo). A multa pode chegar até R$ 100 mil.
Relembre o caso
O episódio aconteceu durante o jogo entre as duas equipes pela sexta rodada da Série B, no dia 4 de maio. A denúncia foi registrada em súmula, e o árbitro aplicou o protocolo antirracista, interrompendo a partida por 15 minutos.
Miguelito chegou a ser preso em flagrante após o jogo, mas foi liberado no dia seguinte, para responder em liberdade.
De acordo com relatos da súmula e do boletim de ocorrência, a frase utilizada pelo meia teria sido "Preto do c...", o que motivou a imediata reação de Allano e outros jogadores do Operário.
No depoimento, Miguelito negou a acusação e alegou que disse "merda do c..." para reclamar da arbitragem, e não do adversário.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.