Anéis olímpicos na Torre Eiffel na última edição dos Jogos, em ParisEmmanuel Dunand / AFP
Publicado 22/07/2025 10:54 | Atualizado 22/07/2025 10:59
O Catar se candidatou a receber os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2036. Nesta terça-feira (22), o Comitê Olímpico do país (QOC) anunciou que participa das discussões em andamento com o Comitê Olímpico Internacional (COI) como parte do processo de eleição da cidade-sede. A ideia é receber os eventos em Doha.
Publicidade
"Atualmente, temos 95% da infraestrutura esportiva necessária para sediar os Jogos e temos um plano nacional abrangente para garantir 100% de prontidão de todas as instalações", afirmou o presidente do Comitê Olímpico do Catar e Presidente do Comitê de Candidatura, o xeque Joaan bin Hamad Al Thani, ao site da entidade.
"Este plano está enraizado em uma visão de longo prazo que visa construir um legado social, econômico e ambientalmente sustentável. Nosso objetivo vai além da simples organização de um evento de sucesso; buscamos proporcionar uma experiência global que reforce os valores de inclusão, sustentabilidade e colaboração internacional", completou.
O QOC destacou que a iniciativa reforça o compromisso "inabalável" do país em apoiar os Movimentos Olímpico e Paralímpico. O Comitê também ressaltou a dedicação em alavancar o esporte como "plataforma para fomentar o diálogo, promover a compreensão intercultural e empoderar indivíduos – especialmente os jovens".
"Acreditamos no poder do esporte para aproximar pessoas e culturas, empoderar indivíduos e liberar o potencial humano, especialmente entre os jovens. Nossa participação no diálogo contínuo sobre a realização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos em 2036 reflete uma visão nacional que vê o esporte como um motor de desenvolvimento e uma plataforma para promover o entendimento mútuo e a paz entre as nações", pontuou o xeque.
"Fizemos do esporte um pilar central de nossa estratégia nacional e, hoje, aspiramos a elevar esse papel regional e globalmente, apresentando um novo modelo – um que reflita a diversidade de nossa região e celebre seus autênticos valores humanos", concluiu.
No comunicado, o QAC relembra que o Catar organizou 18 campeonatos mundiais nas últimas duas décadas - a Copa da Fifa de 2022, que teve a Argentina como campeã, foi um deles.
Os próximos Jogos acontecerão em Los Angeles, nos Estados Unidos, em 2028. Quatro anos depois, Brisbane, na Austrália, será a cidade-sede. O Catar tenta ser o primeiro país do Oriente Médio a receber os eventos.
"Este marco permitiria ao Catar apresentar um modelo árabe distinto para os Jogos – um modelo enraizado na diversidade e na abertura, construído sobre uma base de legado sustentável e no poder do esporte para inspirar esperança e paz. Também fortaleceria a representação regional e destacaria o potencial da juventude árabe no cenário global", diz um trecho do comunicado do QOC.
Leia mais