Utilizado na Copa do Mundo de 2022, impedimento semiautomático será implementado no Campeonato Brasileiro de 2026Divulgação / Fifa
Publicado 28/07/2025 16:45
Rio - A CBF comunicou aos clubes que terá a tecnologia do semiautomático nas primeiras duas divisões do Campeonato Brasileiro de 2026. Por meio de um encontro, nesta segunda-feira (28), da Comissão Nacional de clubes com o presidente da comissão de arbitragem da entidade, Rodrigo Cintra, a novidade foi anunciada. As informações são do portal "UOL".
Publicidade
Dessa maneira, a CBF deixa em aberto a possibilidade de que os primeiros testes serão feitos em ainda neste ano de 2025. Contudo a tecnologia do semiautomático só está confirmado para a edição 2026.
A entidade segue cautelosa na implementação de novas tecnologias. Em nota a CBF afirmou que a "a implantação de novas tecnologias para a arbitragem, como o impedimento semiautomático, ainda está em fase de estudos".
Utilizado nas competições Fifa, na Liga dos Campeões e nas principais ligas do mundo, a federação ainda estuda orçamentos e fornecedores ideais para a utilização do recurso. Implementado em 2019, o VAR ganhará mais precisão e evitará polêmicas.
Neste último domingo (27), com linhas sobrepostas, dois lances tiveram decisões diferentes. Na vitória do São Paulo de 3 a 1 sobre o Fluminense, o segundo gol do Tricolor Paulista foi validado. Diferentemente no duelo do Ceará contra o Cruzeiro. O que seria o terceiro gol na vitória do Vozão por 2 a 1, foi anulado por impedimento.
 
 
Leia mais