Publicado 30/07/2025 15:41
California - A World Surf League (WSL) monitora alerta de tsunami na costa da Califórnia devido ao terremoto de magnitude 8,8 que atingiu a costa leste da Rússia, nesta quarta-feira (30). Banhadas também pelo Oceano Pacífico, as praias de Huntington Beach, locais de disputas da Challenger Series, divisão de acesso para a elite do surfe, chegaram a ser fechadas, mas foram reabertas. Com janela até domingo (3), a atual etapa está paralisada.
Publicidade"O alerta de tsunami foi cancelado para a costa da Califórnia. As praias, porto e píer agora estão abertos - aproveite o pôr do sol e se mantenha em segurança! De acordo com o Centro Nacional de Alerta de Tsunami, um tsunami foi gerado pelo terremoto perto da Rússia, mas não ameaça a nossa área", comunicado oficial da prefeitura de Huntington Beach.
Apesar do cancelamento do alerta e com nova chamada de previsão de volta da competição para a próxima quinta-feira (31), a continuidade da etapa pode demorar. O mar da costa da Califórnia ainda enfrenta as consequências do terremoto e ondas de tsunamis chegaram ao litoral.
Ao menos 15 brasileiros competem nessa divisão, dentre eles Samuel Pupo, Ian Gouveia e Sophia Medina, irmã do tricampeão mundial, Gabriel Medina. Todos puderam fazer atividades na areia e aquecimento no mar.
A WSL compartilhou informações sobre a situação. O âncora meteorológico Guy Hagi, nas redes sociais da liga, detalhou as orientações de segurança do local.
"Se você mora perto da costa, você deve se preparar e evacuar a área assim que possível. Estejam preparados também para possíveis problemas de abastecimento de energia, mesmo que não more na zona do tsunami, porque você pode ser afetado", disse.
Sexto maior da história
O terremoto que atingiu a costa da Península de Kamchatka, na Rússia, tem a sexta maior magnitude (8,8) registrada na história. O tremor que ocorreu a 20,7 quilômetros da superfície é o maior registrado desde 2011 e desencadeou preocupações nos países localizados no Anel de Fogo do Pacífico, área de intensa atividade tectônica que envolve o oceano.
Países como Rússia, Japão e estados como o Havaí, já decretaram ameaças de tsunami e já buscam se preparar para o possível desastre.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.