Publicado 22/08/2025 14:30
Rio - Pela primeira vez desde 2018, o Brasil terá menos participantes do que a Argentina nas quartas de final da Libertadores. Na edição de 2025, serão três brasileiros contra quatro argentinos — que já tem um time garantido na semifinal por causa do confronto entre Vélez Sarsfield e Racing.
PublicidadeA eliminação do Botafogo diante da LDU, do Equador, impediu que tivesse somente brasileiros e argentinos nas quartas de final. Após perder o jogo de ida por 1 a 0, o time equatoriano venceu por 2 a 0, na altitude de Quito, e eliminou o atual campeão. Com isso, é o "intruso" nas quartas de final.
A última vez que a Argentina teve mais participantes do que o Brasil nas quartas de final aconteceu em 2018. Na época, Boca Juniors e River Plate decidiram o título. Desde 2019, o futebol brasileiro dominou a competição e encaixou uma sequência de seis campeões consecutivos.
Desde 2019, em três edições o Brasil chegou nas quartas de final com cinco representantes — incluindo o ano passado, quando emplacou dois times na semifinal por causa de confrontos domésticos. Já em outras duas ocasiões, teve quatro equipes nas quartas. Em 2020, houve um empate com os argentinos, com três.
Apesar da inferioridade nas quartas de final, o Brasil pode chegar em superioridade na semifinal. Afinal, brasileiros e argentinos vão se enfrentar em dois duelos: o Flamengo encara o Estudiantes, enquanto o Palmeiras enfrenta o River Plate. Já o São Paulo, por sua vez, pega a LDU.
Veja os confrontos das quartas de final da Libertadores:
LDU x São Paulo
River Plate x Palmeiras
Vélez Sarsfield x Racing
Flamengo x Estudiantes
River Plate x Palmeiras
Vélez Sarsfield x Racing
Flamengo x Estudiantes
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.