Torcida do Crystal Palace protestou contra dono do Nottingham Forest e John TextorBen Stansall / AFP
Publicado 24/08/2025 19:30
Rio - John Textor foi alvo de mais um protesto na Europa. Após a torcida do Lyon, da França, protestar contra o dono da SAF do Botafogo, foi a vez dos torcedores do Crystal Palace, da Inglaterra, repetirem o gesto, neste domingo (24), no jogo contra o Nottingham Forest, pela 2ª rodada do Campeonato Inglês. O duelo terminou empatado por 1 a 1.
Publicidade
O Crystal Palace perdeu a vaga na Liga Europa por causa de John Textor. O empresário americano também é dono do Lyon, e a Uefa não permite que dois clubes do mesmo dono disputem a mesma competição. O time inglês ganhou a vaga por último após conquistar a Copa da Inglaterra e foi "rebaixado" para a Liga Conferência.
A torcida do Crystal Palace exibiu uma bandeira com Evangelos Marinakis apontando uma arma na cabeça de Gibbs-White, camisa 10 do Nottingham Forest. Na arte, o jogador desmente acusações sobre o dono do clube. Já John Textor aparece no fundo vestido de palhaço. Além disso, tem uma placa ironizando a perda da vaga na Liga Europa.
"Sr. Marinakis não está envolvido em chantagem, manipulação de resultados, tráfico de drogas ou corrupção", diz a bandeira em protesto contra o dono do Nottingham Forest e John Textor, antigo acionista do Crystal Palace.
Evangelos Marinakis tem uma vida marcada por polêmicas. Em 2018, ele foi acusado de tráfico de 2,1 toneladas de heroína em uma investigação que durava desde 2014. A mercadoria teria sido interceptada no porto de Piraeus, onde ele vive. O magnata grego foi absolvido neste processo e em outros dois: esquema de manipulação de resultados de apostas esportivas e tentativa de corrupção de árbitros no futebol grego.
Nascido em Piraeus, Evangelos Marinakis tem forte influência na Grécia. O magnata, de 58 anos, é dono da Capital Maritime Group, que tem empresas privadas de transporte marítimo e uma participação de 56% na Capital Product Partners. Ele conta com uma frota de mais de 100 navios e tem uma fortuna estimada em mais de R$ 20 bilhões.
O magnata grego também é dono do Alter Ego Media, grupo de mídia grego que tem dois dos maiores jornais do país e o segundo maior canal de TV. Além do Nottingham Forest, Evangelos Marinakis também é dono do Olympiacos, da Grécia, desde 2010, e do Rio Ave, de Portugal, desde 2023. Ele está à frente do clube inglês desde 2017.
Nos últimos meses, Evangelos Marinakis se aproximou de John Textor e tem ajudado o empresário americano a comprar a SAF do Botafogo para tirá-la das mãos da Eagle Football. O magnata grego vê a aproximação com o americano como oportunidade de entrar para o futebol brasileiro e avalia colocar o Alvinegro em seu grupo de clubes.
Leia mais