Publicado 25/08/2025 14:12
Um jogador do AS Requeil sofreu uma parada cardíaca em campo, mas foi salvo graças à rápida ação do goleiro adversário, Samuel Fossey, do Oisseau-le-Petit. A cena aconteceu em uma partida amistosa de futebol amador, na França, no último sábado.
Reação imediata salva vida de homem de 40 anos
PublicidadeAssim que percebeu que o adversário caiu desmaiado e não apresentou sinais vitais, Fossey iniciou a massagem cardíaca. Ele, que é bombeiro, também contou com a ajuda de um vizinho do campo, um socorrista de montanha, até que um desfibrilador chegasse ao gramado. O equipamento foi decisivo para recuperar os batimentos do jogador.
O jogador de 40 anos foi levado de ambulância para o Hospital de Le Mans. Segundo os médicos, ele ficou cerca de dez minutos em parada cardíaca.
"Sem a massagem cardíaca no campo, ele não estaria conosco", disse a namorada do jogador a um jornal local.
Herói modesto
Apesar do gesto que salvou uma vida, o goleiro não se considera um herói. "Não vou dizer que foi um ato de herói; é um dever cívico", afirmou em entrevista à RMC Sport.
Ele explicou que sua formação fez diferença: "Todos os anos temos cursos de atualização. Treinamos com regularidade em centros de emergência."
Histórico e profissão do goleiro
Com 32 anos, Fossey entrou para os bombeiros em 2013, ficou alguns anos afastado e voltou mais tarde como voluntário. Fora do futebol, ele trabalha como encanador.
Alerta para o futebol amador
Fossey reforçou ainda a importância de ter desfibriladores próximos a estádios e defendeu que atletas e treinadores recebam treinamento em primeiros socorros.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.