Executivo na NFL no Brasil pretende aumentar o número de jogos no paísAFP
Publicado 03/09/2025 12:50
Rio - A NFL, a liga de futebol americano, se prepara para realizar a segunda partida da temporada regular no Brasil. O estádio do Corinthians será o palco da partida entre Los Angeles Chargers e Kansas City Chiefs, na próxima sexta-feira (5), às 21h (de Brasília), mas o executivo da liga no Brasil sonha em expandir a parceria por mais cidades, incluindo o Rio de Janeiro.
Publicidade
O Rio de Janeiro sonha em receber um jogo de futebol americano nos próximos anos. O prefeito Eduardo Paes já expressou publicamente o desejo de que o Maracanã concorra com São Paulo para sediar uma partida da liga. A possibilidade está no radar e também é um desejo de Luis Martínez, gerente-geral da NFL no Brasil, desde o último ano.
"Sempre estamos avaliando e temos como liga um objetivo em levar a NFL para mais países, mais estados e mais cidades. Mas sempre existem as intenções em fazer mais coisas, não somente jogos. Pessoalmente, me encantaria seguir avaliando (possibilidade de um jogo no Rio), mas não somente. Estamos falando de um dos Estados mais representativos do Brasil", disse Martínez em entrevista ao Estadão.
Luis Martínez está à frente do projeto que almeja ampliar a base de torcedores e as operações da NFL no Brasil. Em 2025, o Rio de Janeiro receberá o "NFL Experience", evento que ocorreu em São Paulo no ano passado e que também transmitirá o duelo entre Chargers e Chiefs. A partida, no entanto, será realizada na capital paulista pelo segundo ano consecutivo.
Com 36 milhões de fãs de futebol americano, o Brasil se tornou um projeto de longo prazo da NFL. Depois da parceria da NFL com Corinthians e Prefeitura de São Paulo, o Rio de Janeiro voltou à disputa para receber uma partida no Maracanã, nos próximos anos. Em março, Eduardo Paes afirmou que manteve conversas com a liga sobre esse plano.
"Conversamos com os caras da NFL. Eles fizeram um jogo no ano passado em São Paulo e eu já roubei para, em 2026, ser aqui no Rio. Não podia vazar isso, mas agora ferrou. A NFL anunciou o jogo em São Paulo mostrando imagens das praias do Rio, Cristo Redentor e Pão de Açúcar. O Rio é uma cidade desejada, sexy, que as pessoas querem estar", afirmou Eduardo Paes.
A NFL não descarta a possibilidade de sediar duas partidas por ano no Brasil, o que incluiria o Rio de Janeiro no roteiro. A ideia é avaliada para 2026, de acordo com informações do Estadão. A estratégia seria semelhante ao que ocorre na Inglaterra, onde a liga realiza jogos no tradicional estádio de Wembley e no moderno estádio do Tottenham.
Leia mais