Publicado 08/09/2025 13:00
Rio - O zagueiro Yeray Álvarez foi suspenso por dez meses após ser reprovado em um teste de doping da Uefa. O jogador espanhol, de 30 anos, testou para uma substância proibida devido ao uso de medicamento para prevenir a queda de cabelo causada por um tratamento contra o câncer.
PublicidadeO teste ocorreu após a derrota do Athletic de Bilbao para o Manchester United, da Inglaterra, na semifinal da Liga Europa, em maio. O jogador chegou a aceitar uma suspensão provisória voluntária no início de junho. A suspensão termina no dia 2 de abril de 2026 e se aplica em todas as competições.
Em junho de 2017, Yeray Álvarez precisou se afastar do futebol para tratar um câncer testicular. O jogador realizou quimioterapia e sofreu com a queda de cabelo. Após o término do tratamento, o defensor iniciou o uso do medicamento proibido para tratar a alopecia.
Em sua defesa, o jogador alegou que a causa do seu resultado positivo no teste antidoping foi porque ele "tomou involuntariamente um medicamento para prevenir a queda de cabelo que continha uma substância proibida". A Uefa confirmou que a substância era canrenona.
A canrenona é considerada ilegal pois é encontrada em alguns medicamentos diuréticos, o que ajuda a combater os efeitos colaterais indesejados do uso de esteroides, incluindo a retenção de líquidos. Um atleta deve solicitar à Agência Mundial Antidopagem o uso de qualquer medicamento com canrenona.
Na temporada 2025/26, o Athletic Bilbao jogará a Liga dos Campeões após terminar em quarto lugar no Campeonato Espanhol em 2024/25. O desfalque de Álvarez vai ser um duro golpe para o time espanhol para compor o seu sistema defensivo, já que Unaí Egiluz sofreu uma grave lesão no joelho e Aymeric Laporte não teve a sua contratação efetivada por problemas administrativos.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.