Conmebol divulga áudio do Var em lance polêmico de pênalti de Bruno Guimarães Alzar Raldes/ AFP
Publicado 11/09/2025 12:50
Paraguai - A Conmebol divulgou o áudio e um vídeo explicativo da revisão da cabine do VAR do lance que culminou no pênalti para a Bolívia contra o Brasil. Pela última rodada das Eliminatórias Sul-Americanas, a falta foi crucial para o resultado final de 1 a 0 para os bolivianos, que garantiram vaga repescagem para a Copa do Mundo de 2026.
Publicidade
Na interpretação do árbitro chileno Cristian Garay, o volante Bruno Guimarães, em dividida, cometeu falta no lateral Roberto Fernández. Na interpretação da cabine de vídeo, o brasileiro atingiu o pé do boliviano de maneira faltosa.

Veja parte do diálogo

VAR: "Travam, a bola sobe e o jogador amarelo acerta o pé do verde"

VAR: "Olha de novo. Travam. A bola sobe e o jogador faz um movimento"

AVAR: "Movimento adicional"

AVAR: "Acerta a canela"

Situação do Brasil e da Bolívia

Com a Seleção já classificada para o torneio e com a altitude de 4.150 m, em El Alto, Carlo Ancelotti optou por usar um time alternativo no confronto. O objetivo era testar novas peças, já pensando na convocação final para o Mundial.
No entanto, mesmo com a garantia da vaga e as adversidades, a derrota deixou um sentimento amargo, pois confirmou a pior campanha da história da seleção nas Eliminatórias Sul-Americanas. A equipe terminou na quinta colocação, com 28 pontos. Em 18 partidas, foram oito vitórias, quatro empates e seis derrotas.
Contudo, para a Bolívia, foi um dos dias históricos de seu futebol de seleções. Longe de uma Copa do Mundo desde 1994, a equipe precisava vencer o Brasil e torcer por um tropeço da Venezuela em casa para a já classificada Colômbia - o que aconteceu: os venezuelanos perderam por 6 a 3 e ficaram fora do torneio.

Veja na íntegra:

Leia mais