Publicado 15/09/2025 13:50
Rio - A Federação Paulista de Futebol (FPF) inovará no futebol brasileiro e testará pela primeira vez o desafio de vídeo. A exemplo do que já ocorre no vôlei, tênis e também na NBA, o modelo já foi testado pela Fifa em competições de base do futebol feminino, no ano passado.
PublicidadeA novidade será testada nos jogos das semifinais da Copa Paulista. XV de Piracicaba, Comercial, Primavera e Grêmio Prudente foram informados sobre os testes nesta segunda-feira (15), durante o Conselho Técnico da competição, que vale vaga na Série D do Brasileirão e Copa do Brasil.
No ano passado, a Fifa fez testes na Copa do Mundo Feminina Sub-20. A ferramenta, chamada de "Football Video Support (FVS)" permite ao treinador solicitar a revisão quando entender que houve erro em quatro situações: gol, pênalti, cartão vermelho direto ou cartão aplicado ao jogador errado.
Cada técnico começa o jogo com direito a dois pedidos. Para solicitar o desafio, o treinador precisa fazer um gesto girando o dedo no ar, além de entregar ao quarto árbitro um cartão de solicitação. Na sequência, o árbitro de campo vai até a cabine à beira do gramado para assistir ao lance, como acontece no VAR.
Assim como ocorre no VAR, o árbitro tem a autonomia de manter ou alterar a decisão de campo a partir da revisão. Se o desafio for bem-sucedido, o treinador não perde a solicitação utilizada, como ocorre, por exemplo, na NBA.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.