Publicado 26/09/2025 09:12 | Atualizado 26/09/2025 09:13
O skatista Sandro Dias, também conhecido como Mineirinho, desceu a maior rampa do mundo, de 70 metros, quebrando o recorde mundial nesta quinta-feira (25). A estrutura foi construída na fachada do prédio do Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF), que tem 22 andares, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul.
PublicidadeO atleta de 50 anos atingiu uma velocidade de 103,8 km/h, em uma descida que durou oito segundos. O Mineirinho ainda suportou 3,9 gramas de força-G, a sensação de peso extra que o corpo sente quando sofre aceleração, fazendo com que ele pesasse cerca de 277 kg durante a ação, experimentando uma força de reação do solo máxima de 280 kg.
Depois de realizar a façanha, Sandro admitiu que é o momento certo de parar. "Vou ser sincero, acho que cheguei no limite, vou parar por aqui e acho que isso foi bom demais. Sabemos que tem muitas coisas que compõem esse cenário: primeiro é a rampa, que nunca existiu antes, com uma mistura de muita velocidade, muita força-G, condição climática, estava ventando muito ali em cima. Acho que eu subi o bastante já, estou satisfeito, completamente satisfeito, e acho que isso provou que a gente consegue se superar. Nunca esperava que fosse dropar uma rampa a essa altura, e também precisamos saber a hora que precisamos parar. Acho que está excelente onde a gente chegou", disse.
Preparação
Durante os treinos fora da pista, Sandro usou coletes com mais de 40 kg para simular os efeitos de força-G no corpo e testou altas velocidades no asfalto para sentir o impacto dos ventos e a desestabilização do skate.
Em algumas sessões, o atleta contou com o apoio de motos da Honda, que puxaram o skatista para que ele alcançasse velocidades cada vez mais altas, chegando acima de 130 km/h. Sandro fez treinos separados para a velocidade e a força-G que enfrentaria durante as quedas, mas no prédio, ele experimentou todas as variáveis ao mesmo tempo pela primeira vez.
O skate usado na descida foi personalizado, com cada peça comprada separadamente e adaptada ao desafio. Mineirinho testou diferentes combinações até encontrar a melhor configuração possível.
Thomas Stoggl, PhD em Ciência do Esporte e treinador do Athlete Performance Center (APC) da Red Bull, comentou sobre o processo de treinos. "A força-G, a queda vertical, a velocidade, a questão de como frear… Tudo isso você consegue treinar de forma isolada, mas nunca o processo inteiro, isso somente aqui já no prédio. E essa foi a grande questão por trás desse projeto, por isso, foi preciso uma rotina diferente de tudo o que ele já havia feito antes", explicou.
Lenda do skate
O paulista Sandro Dias tem mais de três décadas de carreira no skate. Ele foi campeão mundial seis vezes, ganhou a medalha de ouro X Games em 2006 e recebeu indicação ao Action Sports Hall of Fame em 2012. Além dos títulos, ele tambem se dedica a projetos de impacto social por meio do Instituto Sandro Dias, em Santo André (SP), que promove o acesso ao esporte.
Leia mais

Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.