Lando Norris é campeão mundial pela primeira vezGiuseppe Cacace / AFP
Publicado 07/12/2025 12:00
Rio - Lando Norris é campeão mundial da Fórmula 1. O piloto britânico, de 26 anos, terminou em terceiro lugar no GP de Abu Dhabi, a última etapa da temporada, mas foi o suficiente para conquistar o título por apenas dois pontos de vantagem sobre Max Verstappen.
Publicidade
Na última corrida da temporada, Lando Norris largou em segundo, mas viu o seu companheiro Oscar Piastri ultrapassá-lo ainda na primeira volta. Apesar da liderança de Verstappen e do terceiro lugar, o resultado era suficiente para o britânico conquistar o título. Mas ele precisou lidar com a pressão de Leclerc.
Ao longo da corrida, Norris conseguiu se defender das investidas de Leclerc e, aos poucos, abriu vantagem. O britânico entrou junto com o piloto da Ferrari nos boxes e evitou sofrer uma ultrapassagem, mas não conseguiu chegar em Verstappen e Piastri nem mesmo após a parada dos rivais.
Da metade até o fim, Verstappen se manteve em primeiro, seguido por Piastri e Norris. Foi o suficiente para o britânico conquistar o título pela primeira vez por dois pontos de vantagem, encerrando a hegemonia do holandês tetracampeão entre 2021 e 2024.
Em meio a briga pelo título, a Ferrari, Mercedes e Aston Martin brigaram no meio do grid. Leclerc, Russell e Alonso disputaram posição em certo momento, assim como Hamilton e Stroll. O heptacampeão, aliás, largou em 16º e chegou em oitavo, com mais uma boa recuperação.
Já o brasileiro Gabriel Bortoleto, por sua vez, largou em sétimo e chegou a assumir a sexta colocação em um momento. Porém, perdeu ritmo após a troca de pneus, já que o carro da Sauber não se adaptou bem ao composto duro. Com isso, terminou apenas em 12º lugar.

Classificação do GP de Abu Dhabi:

1º - Max Verstappen (Red Bull)
2º - Oscar Piastri (McLaren)
3º - Lando Norris (McLaren)
4º - Charles Leclerc (Ferrari)
5º - George Russell (Mercedes)
6º - Fernando Alonso (Aston Martin)
7º - Esteban Ocon (Haas)
8º - Lewis Hamilton (Ferrari)
9º - Lance Stroll (Aston Martin)
10º - Oliver Bearman (Haas)
11º - Nico Hulkenberg (Sauber)
12º - Gabriel Bortoleto (Sauber)
13º - Carlos Sainz (Williams)
14º - Yuki Tsunoda (Red Bull)
15º - Kimi Antonelli (Mercedes)
16º - Alexsander Albon (Williams)
17º - Isack Hadjar (Racing Bulls)
18º - Liam Lawson (Racing Bulls)
19º - Pierre Gasly (Alpine)
20º - Franco Colapinto (Alpine)
Leia mais