Gabriel Bortoleto faz estreia na Fórmula 1 em 2025Andrej Isakovic / AFP
Publicado 08/12/2025 16:30
Rio - Em sua última prova na temporada de estreia na Fórmula 1, Gabriel Bortoleto passou da euforia do sétimo lugar no grid de largada para o GP de Abu Dhabi, conquistado no sábado (6), à decepção com o 11º lugar na corrida deste domingo (7). O brasileiro não escondeu a decepção por ter ficado fora da zona de pontuação, após ter sentido o carro competitivo em todo o fim de semana.
Publicidade
"Não vou mentir. É um pouco decepcionante ter terminado fora da zona de pontuação hoje. Infelizmente, tivemos dificuldades com a estabilidade desde a primeira volta e acho que não aproveitamos ao máximo a corrida como deveríamos. É uma pena, porque o carro estava incrível ontem e eu realmente senti que poderíamos ter marcado alguns pontos hoje", disse o brasileiro.
Após largar em sétimo, repetindo seu melhor grid na Fórmula 1, Bortoleto teve problemas com a Sauber ainda no início e perdeu ritmo — e posições. O campeão da Fórmula 3 e da Fórmula 2 terminou a prova na 12ª posição, mas ganhou um posto com a punição de cinco segundos imposta a Oliver Bearman, da Haas.
O brasileiro foi o 19º colocado na classificação geral, com 19 pontos, enquanto a Sauber terminou na nona colocação entre as dez equipes, com 70 pontos — à frente da Alpine. Bortoleto destacou o "ano bom e valioso" de aprendizado, mas se mostrou ainda mais feliz pela transformação da Sauber em Audi e por abandonar o carro utilizado neste Mundial.
"A temporada acabou e a gente não vai mais usar este carro ano que vem. Sabemos que talvez dê para colocar uma volta (boa) na classificação, mas na corrida realmente o ritmo é sempre difícil. Teremos carro novo, tudo novo e vai ser um ano de muito aprendizado, um ano que eu consiga colocar muito do que eu aprendi. Já estou ansioso, com vontade de começar a trabalhar no próximo ano", afirmou.
Leia mais