Publicado 27/03/2023 09:00
Rio - O Botafogo volta a campo nesta segunda-feira (27), às 20h, pelo segundo jogo da semifinal da Taça Rio, contra a Portuguesa, no Estádio Raulino de Oliveira. Pressionado no cargo, o técnico Luís Castro tem a missão de colocar novamente seu time nos trilhos e espantar o período com resultados e atuações ruins.
Chegando para o duelo precisando apenas de um empate para avançar à final, o Glorioso, no atual momento da temporada, já não pensa em extrema superioridade diante dos adversários. Jogar bem, mas perder para a Lusa, pode significar o fim do trabalho de Luís Castro e complicações para 2024.
Os reflexos do questionamento foram expostos principalmente na vitória por 7 a 1 sobre o Brasiliense, pela segunda fase da Copa do Brasil, quando o Botafogo foi muito bem na parte ofensiva, mas cedeu diversas chances de perigo ao time da capital federal.
Desde o início do projeto comandado por John Textor, a cultura de um novo Botafogo dentro de campo foi apelidada de "Botafogo Way" - expressão para um padrão de jogo enraizado em todas as categorias do alvinegro. A realidade, no entanto, é bem diferente.
Decisão dentro e fora de campo
A partida contra a Portuguesa, em Volta Redonda, é mais uma chance - ou pode ser a última - para Luís Castro apresentar o caro elenco, de aproximadamente R$ 15 milhões, como um time competitivo a nível temporada. Mesmo carente de reforços, parte do estafe alvinegro entende que há como extrair bom futebol e potencializar alguns jogadores do plantel.
Em caso de derrota, o Botafogo terá um cenário muito complicado visando uma vaga na Copa do Brasil de 2024. Por regulamento, apenas o campeão da Taça Rio garante seu lugar na competição nacional de mata-mata, se juntando aos quatro primeiros da Taça Guanabara (Fluminense, Vasco, Flamengo e Volta Redonda).
Com isso, se o Glorioso for eliminado, terá de buscar via classificação para a Libertadores, seja no Campeonato Brasileiro ou conquistando a Copa Sul-Americana, ou até mesmo torcendo para que pelo menos dois rivais regionais consigam chegar ao principal torneio do continente.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.