Botafogo enfrentou a LDU nesta quinta-feira (21), em Quito, no Equador, pelo jogo de volta das oitavas de final da LibertadoresDivulgação/Conmebol
Publicado 21/08/2025 20:56
Rio - A Libertadores terá um novo vencedor em 2025. Atual campeão, o Botafogo perdeu para a LDU por 2 a 0, nesta quinta-feira (21), em Quito, Equador, e deu adeus a competição nas oitavas de final. Após vencer o jogo de ida por 1 a 0, o Alvinegro sucumbiu na altitude e colocou ponto final no sonho do bicampeonato. Villamíl e Alzugaray marcaram os gols da vitória dos equatorianos.
Publicidade
Eliminado da Libertadores, o Botafogo ainda tem o Brasileirão e Copa do Brasil pela frente. O Alvinegro volta a campo no próximo domingo (24), às 18h30 (de Brasília), contra o Juventude, fora de casa, pela 21ª rodada do Brasileirão, e depois enfrenta o Vasco, dia 27, às 21h30, em São Januário, pelo jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil.

LDU domina o primeiro tempo e iguala placar agregado

A LDU dominou as ações no primeiro tempo. Com início avassalador, o time equatoriano empilhou chances, principalmente em chutes da entrada da área, e forçou erros do Botafogo na saída de bola por causa da marcação alta. Nos primeiros cinco minutos, John fez três defesas.
A pressão inicial da LDU deu resultado imediato. Após um erro de Allan na saída de bola, o time equatoriano recuperou a posse perto da área alvinegra. Alzugaray passou para Villamil, que invadiu a área e abriu o placar aos sete minutos.
O Botafogo sentiu o peso da altitude e a pressão inicial da LDU. O atual campeão só conseguiu equilibrar as ações depois dos 20 minutos, quando encaixou a marcação e não permitiu mais grandes chances para o time equatoriano. Depois, Savarino teve uma oportunidade aos 24, mas chutou por cima. 

Em lance polêmico, LDU amplia e elimina Botafogo

O panorama não mudou na etapa final. O Botafogo voltou sem mudanças e repetiu os mesmos erros, com dificuldade na saída de bola e pouca presença no campo de ataque. A LDU, por sua vez, atacava com pouco número para evitar dar espaços ao Alvinegro no contra-ataque.
De tanto insistir, a LDU chegou ao segundo gol aos 15 minutos. Após cobrança de escanteio, Adé chutou e a bola desviou no braço de Marlon Freitas. O árbitro argentino Facundo Tello apontou a penalidade. O Botafogo reclamou que, na origem do lance, deveria ter sido tiro de meta. Mas não adiantou. Alzugaray deslocou John e ampliou.
Após sofrer o segundo gol, o Botafogo foi para o tudo ou nada. O técnico Davide Ancelotti colocou Montoro, Joaquín Correa, Jeffinho e Arthur Cabral em campo, e o Alvinegro ficou mais ofensivo. Em uma jogada individual de Jeffinho, Richard Mina foi expulso, aos 37 minutos, e deu esperança para o atual campeão.
Com um a mais e um time mais ofensivo, o Botafogo empurrou a LDU no campo de defesa e levou perigo. Vitinho, aos 43 minutos, teve a melhor oportunidade, mas chutou cruzado para fora. Jeffinho tentou alguns jogadas individuais, mas sem sucesso. O Glorioso tentou, mas não conseguiu evitar a eliminação.

LDU 2 x 0 Botafogo

Jogo de volta das oitavas de final da Libertadores
Data: 21/08/2025
Local: Rodrigo Paz Delgado, em Quito, no Equador
LDU: Gonzalo Valle; José Quintero, Richard Mina, Ricardo Adé, Leonel Quiñónez e Bryan Ramírez (Gian Franco Allala); Carlos Gruezo, Gabriel Villamíl e Fernando Cornejo (Kevin Minda); Lisandro Alzugaray (Yeltzin Erique) e Jeison Medina (Alejandro Cabeza). Técnico: Tiago Nunes
Botafogo: John; Vitinho, Marçal, Barboza e Alex Telles; Allan (Newton), Marlon Freitas (Arthur Cabral), Danilo e Savarino (Joaquín Correa); Artur (Montoro) e Matheus Martins (Jeffinho). Técnico: Davide Ancelotti
Árbitro: Facundo Tello (ARG)
Assistentes: Juan Belatti (ARG) e Gabriel Chade (ARG)
VAR: German Delfino (ARG)
Gols: Gabriel Villamíl, aos 7' do 1ºT (1-0); Lisandro Alzugaray, aos 15' do 2ºT (2-0)
Cartões amarelos: Fernando Cornejo (LDU); Barboza, Danilo, Marlon Freitas (BOT)
Cartão vermelho: Richard Mina (LDU)
Leia mais