Pré jogo do Botafogo na sede do clube em General Severiano, nesta quarta-feira (11).Armando Paiva/Agência O Dia
Publicado 03/11/2025 14:55
Rio- Após aprovação do governador Cláudio Castro (PL), o Botafogo de Futebol e Regatas foi oficialmente reconhecido como Patrimônio Histórico, Cultural e Imaterial do Estado do Rio de Janeiro. A lei foi publicada no Diário Oficial nesta segunda-feira (3).

Leia mais: Botafogo encaminha a contratação de zagueiro do Sport
Publicidade
O Projeto de Lei nº 2466-A/23 foi apresentado pela deputada Verônica Lima (PT) e contou com o apoio de Samuel Malafaia (PL), Munir Neto (PSD), Dionísio Lins (PP), Franciane Motta (Pode), Val Ceasa (PRD), Vitor Júnior (PDT) e Chico Machado (SDD), que também assinaram a proposta.
Entre os argumentos apresentados, os parlamentares destacaram que, ao longo de três séculos de existência, o Botafogo é o único clube brasileiro campeão que iniciou no remo e ingressou no futebol em 1904. Também foram mencionadas as conquistas da Libertadores e do Brasileirão em 2024, além da contribuição histórica do clube à Seleção Brasileira.
Além disso, foram citados ídolos do futebol mundial e do time, como Garrincha, Didi, Jairzinho, Paulo César Caju, Nilton Santos e Zagallo.

“Entre os times brasileiros em atividade, o Botafogo é o clube poliesportivo mais antigo e por isso sua torcida o considera o mais tradicional. Os jogadores do Botafogo foram fundamentais para o tricampeonato mundial do Brasil, em 1958, 1962 e 1970”, afirmou Verônica Lima (PT).

 

Leia mais