O Flamengo enfrenta o Grêmio neste domingo (13), em Porto Alegre, pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro, e a partida vale muito mais que os três pontos disputados.
Serve também para afastar um início de crise que paira sobre as cabeças dos jogadores depois das seguidas partidas ruins que a equipe fez neste começo de Brasileirão e Libertadores da América.
O Flamengo conheceu, contra o Central Córdoba, apenas sua segunda derrota desde que Filipe Luis assumiu o comando.
Depois de um começo de ano promissor, vencendo a Copa Rei e o Campeonato Carioca, o torcedor esperava um pouco mais do time no Brasileiro e na Libertadores.
Entretanto, o que se viu foi um time que até cria muitas oportunidades, mas que não consegue transformar em gols as muitas chances criadas ao longo de cada partida.
Aliado a isso, vieram a irregularidade de Arrascaeta e a queda de desempenho de jogadores como Léo Pereira, Luís Araújo e Michael.
Já nas difíceis vitórias contra o Deportivo Táchira, pela Libertadores e Vitória, pelo Brasileirão, a torcida reclamava sobre um esquema de jogo que deixava o meio-de-campo rubro-negro esvaziado, sobrecarregando o sistema defensivo.
Sistema defensivo este, que já sofreu 5 gols em 4 jogos nas duas principais competições do ano.
Outro ponto que enfureceu a nação rubro-negra, foram as declarações do presidente Luis Eduardo Baptista, o BAP, e do diretor-técnico José Boto sobre priorizarem o Brasileiro nesta temporada.
"O Brasileirão é a prioridade do Flamengo", disse Bap, no dia 28 de março.
"Priorizar é que em alguma situação de grande complicação e que precisemos fazer uma escolha, ela será o Campeonato Brasileiro", explicou o diretor-técnico, em entrevista para o canal Flazoeiro.
A torcida acredita que a Libertadores é a competição mais importante que o clube disputa e que deveria ser a prioridade da atual gestão.
No momento, torcida e clube destoam dos rumos da equipe neste ano, mas uma boa vitória, fora de casa, contra um adversário de peso como o Grêmio, pode fazer com que a paz seja selada e Filipe Luis volte a ter tranquilidade para seguir trabalhando.
O Flamengo contará mais uma vez com Pedro. E Filipe Luis poderá lançá-lo como titular pela primeira vez desde o seu retorno.
Mas com uma média de 1,25 gols por jogo, o treinador precisará acertar o sistema defensivo para garantir que o atacante das reverências tenha tranquilidade para voltar a marcar e levar o Flamengo de volta às vitórias.
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.